Cine Europa festeja 250 anos de Porto Alegre na praça Maurício Cardoso

Crédito: Prefeitura de Porto Alegre.

No dia 10 de abril, às 19h30, na Praça Maurício Cardoso, ocorre a primeira edição do Cine Europa, que reunirá curtas-metragens da França, Espanha e Alemanha. A sessão apresentará os curtas: “Der späte Vogel” (2013) – “Alemanha, Einstein-Rosen” (2016) – “Espanha e Ourse” (2021) – França. O Cine Europa marca o início das atividades culturais da EUNIC, a rede de Institutos Culturais da União Europeia. Cine Europa será o primeiro evento da rede recém fundada em Porto Alegre pelo Goethe-Institut, Aliança Francesa e Instituto Cervantes. Quem assina a produção e curadoria é a LORA, que vem expandindo as dimensões da cidade através da exibição de filmes em pontos públicos e turísticos.

O evento acontece dentro da programação de comemoração do aniversário de 250 anos de Porto Alegre e quem assina este encontro é a EUNIC, a rede de Institutos Culturais Nacionais da União Europeia (European Union National Institutes for Culture), que reúne diferentes institutos culturais europeus em diferentes cidades ao redor do mundo. As redes da EUNIC estão presentes atualmente em mais de 100 países. Em Porto Alegre, o cluster é formado pelo Goethe-Institut, Aliança Francesa, Instituto Cervantes e Consulado Geral da Itália.

Crédito: divulgação.

EUNIC – EU National Institutes for Culture

O projeto nasceu como fruto dos movimentos de rede da EUNIC, que visam construir confiança e compreensão entre os povos, dando protagonismo à cultura dentro das relações internacionais. O objetivo da EUNIC é construir parcerias justas, praticando a escuta e o aprendizado mútuos e participando do diálogo, da cocriação e da capacitação conjunta entre membros e parceiros das redes. E nada melhor do que o cinema para promover este tipo de integração e colaboração intercultural.

Ainda mais, quando transposto e representado em Porto Alegre, através de uma histórica parceria colaborativa e cooperativa dos Institutos, e em celebração ao aniversário da cidade onde estão inseridos. A ideia de cinema na praça reforça também o posicionamento das instituições em parceria com a LORA, de revitalizar o espaço público através de um evento que respeite e valorize as ruas e pontos turísticos como patrimônio da comunidade, evidenciando o seu potencial para a cidade e seus cidadãos como um todo.

O Cine Europa conta também com a parceria da Associação dos Amigos da Praça Maurício Cardoso que se alia a proposta da LORA em revitalizar e cuidar dos espaços públicos como casa e por que não como sala de cinema? As obras serão apresentadas no coração da praça e incentiva-se que levem suas cadeiras de praia, cangas, almofadas o que sentirem pertinente para se acomodar de maneira confortável.

Os filmes escolhidos pela curadoria refletem uma programação lúdica e juvenil, através de obras que têm humor e otimismo e que nos distraem com histórias leves. Todos filmes apresentam roteiros e narrativas autênticos, que representam o frescor do cinema de curta metragem, além de expressarem sutilmente as identidades de cada país envolvido.

Programação

20h: Der späte Vogel (2013) – Alemanha

20’ Um filme de Sascha Vredenburg

Após 50 anos de casamento, a vida de Thea acalmou-se e tornou-se insuportável. Mas quando ela acidentalmente atira em um astronauta caído um dia durante uma viagem de caça, a porta para um mundo desconhecido abre-se para ela. Pronta para deixar sua vida cotidiana para trás, ela embarca em uma aventura. Se não fosse por seu marido pé-no-chão Kurt, que está muito feliz em manter sua esposa em rédea curta.

20h20: La Clase (2008) – Espanha

21’ Um filme de Beatriz Sanchís

La Clase explora a magia de uma primeira experiência. Os alunos de uma turma de 4ª série do ensino fundamental têm suas primeiras aulas de teatro. Acompanhamos as crianças durante o processo de aprendizagem desde o primeiro ensaio até a noite da peça final da escola na frente de uma platéia de pais.

21h: Ourse (2021) – França

27’ Um filme de Nicolas Birkenstock

Ourse se torna sonâmbula e foge à noite. A sua mãe tenta curá-la dessa doença. Mas Ourse não quer ser curada, determinada a entender aonde o seu sono a leva. Estaria ela tentando fugir do curso da sua própria vida?

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading