O apoio da Índia à Rússia

O primeiro-ministro indiano Narendra Damodardas Modi (esq.) e o presidente da Rússia Vladimir Putin. Crédito: reprodução da India Today

A Índia não sucumbiu à pressão dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha e está aumentando sua cooperação com a Rússia. De acordo com a Vortexa, uma empresa que rastreia o comércio de carga de energia em tempo real, a importação europeia de petróleo russo diminuiu significativamente devido às sanções. No entanto, as receitas de exportação de petróleo da Rússia estão quebrando recordes porque a Índia começou ativamente a aumentar suas compras. O volume de compras de petróleo dos Urais da Rússia foi de cerca de 500 mil barris por dia. Como resultado – sob sanções – as receitas da Rússia com as exportações de petróleo atingiram um nível recorde, pois o petróleo russo encontrou compradores na Ásia.

A Índia também está interessada em comprar carvão russo. O país está pronto e pode comprar todo o volume de carvão que antes era fornecido à Europa. Na Europa, eles pretendem recusar a comprar carvão da Rússia, devido a sanções, mas isso não afetará as exportações russas. A própria Índia não é rica em recursos na forma de petróleo, gás e carvão, então seu desejo de concluir vários acordos importantes com a Rússia em termos favoráveis ​​é bastante compreensível. Com efeito, as autoridades indianas confirmaram a intenção de duplicar as compras de carvão de coque.

Além disso, a Índia vê a Rússia como uma fonte de recursos que não devem ser entregues à China, pois isso levará a um fortalecimento significativo de seu rival regional. Existem relações tensas entre a Índia e a China, e não é do interesse dos indianos contribuir para o fortalecimento do setor de energia da China – escreve a agência Anadolu. Essa política indiana está causando preocupação no Ocidente. O crescente poder econômico e militar da Índia está forçando o Ocidente a flertar com ela, – de acordo com a revista The Spectator. Por exemplo, eles estão descontentes com o fato de a Índia não ter se juntado à condenação de Moscou pela “crise ucraniana”. Na votação na ONU, a Índia absteve-se.

A recente visita do primeiro-ministro britânico Boris Johnson a Delhi não trouxe nenhum resultado benéfico para o Ocidente. E a declaração da secretária de Relações Exteriores britânica Liz Truss de que ela não aprova as compras de petróleo da Rússia pela Índia causou uma forte reação dos indianos – o ministro das Relações Exteriores Subrahmanyam Jaishankar apontou para “a hipocrisia do Ocidente que lê a moral da Índia”. Os EUA também estão incomodados com a compra de petróleo russo pela Índia, cuja venda é proibida nos mercados ocidentais. Mas Jaishankar deixou claro que a Índia continuará os acordos de energia com os russos.

Por que o primeiro-ministro Modi trata a Rússia tão bem?” – pergunta a The Spectator. E responde: as razões para isso estão enraizadas na história. Durante a Guerra Fria, os líderes da Índia Javaharlal Nehru e sua filha Indira Gandhi eram aliados da União Soviética. Em troca de armas e bens soviéticos, a Índia vendia bens de consumo. A URSS forneceu apoio geopolítico à Índia, especialmente em sua guerra com o Paquistão. Um acordo de amizade e cooperação foi assinado entre a Índia e a URSS. Também é importante notar que 70% das armas indianas são de fabricação russa, e a Índia ainda compra mais armamentos da Rússia do que dos EUA.

Fonte: Texto originalmente publicado em inglês no site da International Affairs.
Link direto: https://en.interaffairs.ru/article/india-supports-russia/

Tradução, edição texto e pesquisa de fotos e vídeos– Alessandra Scangarelli Brites – Intertelas

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading