
Em 1970, a República Popular da China surpreendeu o mundo ao ser o quinto país a colocar um satélite no espaço. Desde então, muitos analistas interpretaram que ser aliado daquele que colocou em órbita o primeiro satélite, a União Soviética, era essencial, pois seus aliados poderiam fornecer materiais e especialistas para realizar a tarefa. No entanto, nada poderia estar mais longe da verdade: as relações com a URSS nunca foram tão boas e, na realidade, grande parte do sucesso coube a um seleto grupo de cientistas chineses.
Em 2009, faleceu 钱学森 Qián Xuésēn (1911-2009), especialista em desenvolvimento de mísseis e um dos cientistas chineses mais temidos durante a Guerra Fria. Desde sua morte, o diretor 张建亚 Zhāng Jiànyà começou a trabalhar em um filme biográfico, para o qual precisava de um grande orçamento, um bom elenco de atores e o apoio das forças armadas chinesas. Felizmente, o projeto interessou muitas pessoas e em 2012 foi lançado o filme 钱学森 Qián Xuésēn (2012), um filme biográfico do grande cientista, focado em alguns dos momentos mais importantes de sua vida, como sua decisão de viajar para o exterior para completar sua formação acadêmica, quando foi detido ilegalmente nos Estados Unidos e quando desenvolveu o primeiro foguete chinês.

O homem mais perigoso da China
O filme começa com a notícia da morte de 钱学森 Qián Xuésēn e um pequeno resumo jornalístico de sua vida, onde podemos conhecer alguns dos pontos mais importantes da trajetória desse cientista. De pronto somos transportados para o 上海 Shànghǎi de 1947. A soprano 张雨绮 Zhāng Yǔqǐ está cantando em um concerto na Concessão Francesa. Após o recital, ela vê seu melhor amigo 钱学森 Qián Xuésēn na multidão. Depois de trocar algumas palavras, 钱学森 Qián Xuésēn propõe que ela o acompanhe aos Estados Unidos e se case com ele. Encantada, 张雨绮 Zhāng Yǔqǐ concorda e os dois embarcam no USA Boston para a América do Norte.

Nos Estados Unidos, 钱学森 Qián Xuésēn e 张雨绮 Zhāng Yǔqǐ não poderiam levar uma vida mais feliz: moram em uma casa grande, ambos podem exercer suas profissões e até têm filhos. São pessoas respeitadas e amadas por seus colegas e vizinhos. Eles até deliciam seus amigos com deliciosos pratos chineses e recitais privados. No Caltech Propulsion Laboratory, 钱学森 Qián Xuésēn é o chefe da equipe de pesquisa que desenvolve o primeiro avião a jato estadunidense. 钱学森 Qián Xuésēn começa mesmo a apresentar suas ideias de construir aviões que viajam mais rápido que a velocidade do som, nas camadas mais altas da atmosfera e que podem conectar cidades distantes em pouco mais de uma hora.
Apesar de suas vidas confortáveis nos Estados Unidos, 钱学森 Qián Xuésēn, 张雨绮 Zhāng Yǔqǐ e outros colegas chineses não esqueceram sua terra natal, ouvindo todas as notícias sobre a China transmitidas pelo rádio. Desde que deixaram seu país, a situação mudou rapidamente e o novo governo da República Popular da China ofereceu-lhes cargos de ensino e pesquisa. 钱学森 Qián Xuésēn não tem certeza, embora adorasse participar da grande reconstrução de seu país, também precisa pensar no conforto de sua família nos Estados Unidos.
Um dia, dois agentes de imigração aparecem no Caltech e detêm ilegalmente 钱学森 Qián Xuésēn. Eles o acusam de ser um espião comunista e o abusam física e verbalmente por horas para fazê-lo admitir um crime que não cometeu. Voltando ao seu trabalho investigativo no dia seguinte, ele descobre que todas as suas permissões de acesso à instalação foram revogadas. Agentes de imigração aparecem em sua casa e dão-lhe uma ordem de deportação para que você saia do país em 30 dias, antes de ser considerado um imigrante ilegal.

Claramente irritado com os maus-tratos que o governo dos EUA tinha demonstrado após ter feito contribuições científicas tão importantes para o país, 钱学森 Qián Xuésēn compra passagens de avião para retornar à China. Depois de apresentar sua renúncia ao Caltech, as autoridades do Exército dos EUA o convocam para uma reunião. Eles o informam que sua ordem de deportação foi cancelada e que ele pode permanecer no país. No entanto, 钱学森 Qián Xuésēn já estava determinado a deixar o país.
A polícia estadunidense revista a bagagem de 钱学森 Qián Xuésēn e, encontrando seus cadernos e notas de pesquisa, o acusa de ser um espião chinês e o detém por 2 semanas. A polícia procura sinais de ligações com o governo chinês, mas não os encontra. Eles consideram liberá-lo, mas mantêm seus cadernos em espera. No entanto, a informação importante está no cérebro de 钱学森 Qián Xuésēn. Ele sabe fazer foguetes e conhece os principais pontos fortes e fracos dos novos aviões estadunidense. O exército dos Estados Unidos teme que essa informação possa ser transferida para a União Soviética.

Em última análise, 钱学森 Qián Xuésēn é considerado inocente e libertado, mas é proibido de deixar o país. 钱学森 Qián Xuésēn se recusa a participar de projetos de pesquisa científica novamente. A partir desse momento, ele colocará todos os seus esforços para retornar à China e contribuir com seu conhecimento. Um de seus chefes pergunta por que ele quer voltar para a China, já que o setor aéreo é completamente inexistente e seu conhecimento não é necessário. 钱学森 Qián Xuésēn responde que na China, ao contrário dos Estados Unidos, você pode fazer o que quiser, inclusive cultivar maçãs. Assim, como ele voltou para a China no meio da Guerra Fria? Como ele conseguiu desenvolver os primeiros foguetes chineses? Ele era um espião chinês infiltrado? Para descobrir, você terá que assistir ao filme.
Uma história que todos deveriam conhecer
O mercado cinematográfico moderno é dominado por duas tendências principais: oferecer serviços de streaming de filmes pagos e oferecer filmes totalmente gratuitos com publicidade. Embora os serviços pagos tenham tido muito sucesso fora e dentro da China, a grande maioria do cinema chinês não é lançado em plataformas estrangeiras. Uma das mais importantes produtoras cinematográficas chinesas do país, a CCTV-6 tem como filosofia disponibilizar seu material ao público, pois assim a sétima arte atinge um público maior.
No YouTube, o canal inglês do China Movie Channel é um de seus espaços gratuitos de transmissão de cinema chinês. O CCTV-6 também possui versões em outros idiomas como russo, árabe ou espanhol, embora sejam mais recentes e tenham menos conteúdo. Em sua versão em inglês, o filme 钱学森 Qián Xuésēn (2012) está disponível. Em seguida, compartilhamos o filme com você, a única coisa que pedimos é que, se você ver o filme e ache interessante, deixe um “like” e um comentário em inglês ou chinês para que possam continuar com a tarefa titânica de legendar filmes e compartilhá-los com o público fora da China.
A ajuda soviética
Na fita pode-se ver que especialistas soviéticos viajaram para a China junto com equipamentos militares para ensinar cientistas chineses. Isso levou muitas pessoas a acreditar que o sucesso científico e tecnológico chinês baseou-se na aquisição de material soviético e, eventualmente, em sua fabricação. No filme 钱学森 Qián Xuésēn (2012) foi bem retratado como os especialistas soviéticos recusaram-se a transferir conhecimento para os cientistas chineses.
As ordens soviéticas eram apenas para ensinar os especialistas chineses a usar o material soviético, para depois tê-los como clientes. No entanto, 钱学森 Qián Xuésēn acreditava na independência tecnológica e exortou seus colegas e alunos a aproveitar o material soviético para aprender o básico de seu funcionamento e não apenas para operá-lo. Isso permitiu que, em muito pouco tempo, após o colapso das relações sino-soviéticas, os especialistas chineses pudessem desenvolver seus próprios instrumentos.

Arquivos desclassificados
A vida inteira de 钱学森 Qián Xuésēn está envolta em mistério. Em parte porque os Estados Unidos não permitiram desarquivar parte de seu trabalho e prisão, em parte porque na China seu trabalho também era um segredo de Estado. No entanto, exclusivamente para este filme, o Exército de Libertação Popular desclassificou e permitiu o acesso a alguns arquivos secretos à equipe de produção para que pudessem refletir fielmente a história de 钱学森 Qián Xuésēn. Por esta razão, embora o filme abandone por vezes o aspecto documental ou biográfico, é uma das representações mais fiéis da vida de 钱学森 Qián Xuésēn, ainda mais do que muitos livros.
O Exército Chinês não só colaborou na desclassificação, como também foi protagonista, autorizando a filmagem de algumas cenas em áreas militares e até mesmo movimentando uma cópia em escala (e funcional) do foguete. A cópia custou 60 milhões de yuans e foi lançada especificamente para ser filmada no filme, embora também valesse muito para o departamento de história do exército. As prisões onde 钱学森 Qián Xuésēn foi detido, bem como os laboratórios e escritórios dos EUA, foram reconstruídos para o filme com base em material dos EUA da época.
A profecia auto-realizável
É provável que o próprio 钱学森 Qián Xuésēn não soubesse se aceitaria a oferta do governo chinês de retornar ao país, mas o que sempre ficou claro foi que os maus tratos que recebeu das autoridades que primeiro o expulsaram e o deportaram e depois o impediram de sair do país e insistiram para que ele voltasse ao trabalho, somado aos processos contínuos de detenção, abuso físico e verbal e espionagem, levaram 钱学森 Qián Xuésēn a tomar a firme determinação, não apenas de retornar ao seu país, mas de entregar todo o conhecimento técnico que havia adquirido. Ao tentar impedir um cientista de voltar para casa e dar aulas de ciências, eles conseguiram que uma das maiores mentes do século 20 dedicasse de corpo e alma a fabricar as armas que tanto temiam.
O que ninguém conta
Há quase um mito, especialmente difundido na literatura e no cinema, embora não exclusivamente, de que na China o Grande Salto Adiante e a Revolução Cultural são assuntos proibidos. Em alguns artigos de qualidade duvidosa, você pode ler sobre censura e até perseguição ou prisão por lidar com essas questões. É verdade que, em alguns casos que já tratamos, como em 霸王別姬 Bà wáng bié jī, Adeus à minha concubina (1993), o filme não foi exibido porque se pensou que as imagens realistas poderiam ferir sentimentos. No entanto, não são temas proibidos, nem idolatrados como tempos de ouro: pelo contrário, estiveram entre os momentos mais complexos da história recente e merecem o devido respeito ao tratá-los.
Esses preconceitos fora da China levaram a mudanças em algumas obras literárias, por exemplo em 三体 Sān tǐ, O Problema dos Três Corpos, do escritor 刘慈欣 Liú Cíxin, os capítulos ambientados na Revolução Cultural foram colocados no início do livro em sua versões em inglês e em espanhol, porque se pensou que isso poderia atrair mais leitores. Neste filme podemos ver a atual visão negativa do Grande Salto Adiante que, somado aos desastres naturais, produziu terríveis fomes com mortes, doenças e desnutrição. O filme não apenas nos fala sobre isso, mas usa imagens de época para representá-lo. 钱学森 Qián Xuésēn não só sofreu com isso, mas teve que ver como as jovens gerações de estudantes sofriam de problemas de desnutrição ou tinham sérios problemas de visão devido à falta de uma dieta equilibrada.

O melhor 钱学森 Qián Xuésēn
Além das cenas filmadas para o filme e dos ótimos efeitos especiais exibidos, o filme usa imagens vintage restauradas em várias ocasiões. Embora alguns tenham um significado profundo ou mostrem terríveis imagens reais, talvez uma das mais bonitas seja a filmagem real de 钱学森 Qián Xuésēn no final do filme. Embora 陈坤 Chén Kūn seja um grande ator que mostrou estar à altura da complexidade do personagem, nada supera as palavras de 钱学森 Qián Xuésēn que fecham o filme. Não há dúvida de que a história desse grande cientista chinês é emocionante. O filme 钱学森 Qián Xuésēn (2012) é uma grande homenagem a ele e não temos dúvidas de que sua história de vida e conquistas científicas chegarão aos cantos mais distantes da China, inspirando pessoas.
Fontes
(1) O filme foi selecionado como um dos filmes para comemorar o 100º aniversário da fundação do Partido Comunista da China: 电影《刘胡兰》《董存瑞》入选庆祝建党百年优秀影片展映展播
Fonte: Texto originalmente publicado em espanhol no site China del Sur.
Link direto: https://www.chinadesdeelsur.com/2022/05/qian-xuesen-2012.html?fbclid=IwAR217smoTgghcQzpH9ajbmqACzWunL4F_PI8QnD1zpVXZsLrkJexO18_Qnc
Tradução e adaptação – Alessandra Scangarelli Brites – Editora da Revista Intertelas
Assita ao filme com legendas em inglês no link abaixo
Deixe seu comentário