
Neste novo episódio do programa Comunicação & Trabalho, o historiador, professor, pesquisador do Fascismo e da Segunda Guerra Mundial e colunista da Revista Intertelas Vinícius Ramos arrisca abordar um pouco da vida e da trajetória de Iosif Vissarionovitch Stalin, ex-líder soviético, cujo nome provoca debates acalorados tanto entre o público em geral, quanto entre acadêmicos. De forma geral, até o presente momento, é difícil encontrar discussões que, apesar de terem seu posicionamento político como ocorre habitualmente, possam analisar o tema da forma mais objetiva possível.

Assim, Ramos sugere a biografia “A vida privada de Stalin”, escrita pela historiadora francesa de origem romena Lilly Marcou, que pesquisou a vida do líder soviético por mais de 30 anos. Segundo informações divulgadas sobre a obra, trata-se de: “um perfil revelador do homem ofuscado pelo mito. A autora revela um Stálin de carne e osso, ainda que não menos vulnerável às acusações da posteridade. Por trás do líder carismático que mobilizou nações e surpreendeu pares como Churchill e Roosevelt, um livro que apresenta fatos novos, ilumina aspectos omitidos ou ignorados e esclarece controvérsias, fazendo a ponte entre o rumor e a realidade”.
Para além de comentar o livro, Ramos traz outras informações sobre a trajetória do chamado homem de aço. Afinal, independente da opinião pré, ou posteriormente formada de Iosif Stalin, Ramos afirma: “Em meio a tantas abordagens e opiniões, onde procurar referências menos emotivas sobre a História de Stalin e da URSS“? Confira o episódio abaixo.
Deixe seu comentário