
No intuito de celebrar e resguardar a memória da data de hoje, 19 de junho, Dia do Cinema Nacional, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) traz uma sugestão de filme para o público assistir em casa. A obra mencionada é o já clássico brasileiro “Eles não usam black-tie”, de 1981, dirigido Leon Hirszman, que assina o roteiro junto com o autor Gianfrancesco Guarnieri, ambos já falecidos. O filme conta a história de Otávio, militante sindical que organiza um movimento grevista para resistir às práticas exploradoras da metalúrgica em que ele e o filho, Tião, trabalham. No elenco estão Fernanda Montenegro, Carlos Alberto Riccelli, e o próprio Guarnieri no papel de Otávio. O filme está disponível no YouTube. Para assistir clique no link abaixo.
A Ditadura na tela
O diretor de jornalismo da ABI, Moacyr Oliveira Filho, fez uma pesquisa sobre filmes e programas de TV que abordam a ditadura militar, A pesquisa já listou 541 filmes e programas de TV que retratam episódios, personagens, líderes, heróis, vítimas da ditadura e da resistência democrática no Brasil. Dos antecedentes históricos do golpe – Getúlio, JK, Jânio, Jango e Tancredo. Do Comício da Central às Diretas Já. Do golpe de 64 ao Colégio Eleitoral e a eleição de Tancredo Neves, sua morte e o governo Sarney.
A anistia, a Constituinte, a bomba do Rio Centro, a eleição de Lula e Dilma e a Comissão Nacional da Verdade. As jornadas de junho de 2013, a Operação Lava-Jato e o golpe jurídico-parlamentar-midiático do impeachment de Dilma. As mobilizações de estudantes, trabalhadores, sem teto, sem terra, mulheres, negros, LGBTs, povos indígenas. A eleição de Jair Bolsonaro e a nova ameaça à democracia. Confira a pesquisa na íntegra aqui. A Revista Intertelas também aproveita a oportunidade para indicar filmes nacionais que abordam a história do Brasil. Para conferir a lista de sugestões, clique aqui.
Clique no vídeo abaixo para assistir ao filme “Eles não usam black-tie”
Deixe seu comentário