Ásia em Pauta: “Taoísmo no século XXI e no Brasil”, com Chiu Yi Chih (邱奕智)

Crédito: Ásia em Pauta.

Na próxima quarta-feira, 6 de julho, o sétimo programa Ásia em Pauta vai ao ar! Você poderá acessá-lo pela página do Centro de Estudos Asiáticos da Universidade Federal Fluminense (CEA-UFF) no Facebook e pelo canal da Revista Intertelas no Youtube, a partir das 19 horas. O programa é comandado por Alessandra Scangarelli Brites, editora chefe da Revista Intertelas, e por Mateus Nascimento, pesquisador do CEA-UFF e colunista da Intertelas.

Nesta edição, o Ásia em Pauta vai abordar o seguinte tema: “Taoísmo no século XXI e no Brasil”. Nesta oportunidade, vamos conhecer um pouco sobre uma das linhas de pensamento filosófico e religioso mais antigas do mundo. E ainda vamos refletir como esta filosofia e seu lado religioso adaptam-se à sociedade do século XXI e ao Brasil, um país amplamente influenciado e colonizado pelo ocidente. O Taoísmo surgiu em torno de 2.000 anos A.C (antes de Cristo), no leste da Ásia, mais especificamente na China. E, junto com o Budismo e o Confucionismo, tornou-se uma das principais linhas de pensamento do oriente, sendo, principalmente, integrante da base cultural e filosófica da sociedade milenar chinesa.

Crédito: Ásia em Pauta.

Para conversar e refletir sobre o tema, convidamos o professor de filosofia taoísta e de mandarim (leitura instrumental) Chiu Yi Chih (邱奕智). Nascido em Taiwan e naturalizado brasileiro, Chiu é mestre em filosofia antiga grega pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em letras (Grego Clássico-Português) pela mesma instituição acadêmica. É também poeta, praticante de Tai Chi/meditação e tradutor de “Dao De Jing” de Laozi , “Vazio Perfeito” de Liezi e “A arte da guerra” de Sun-Tsu (comentado), todas obras clássicas de três pensadores chineses que continuam relevantes até hoje.

As traduções foram lançadas pela Editora Edipro (selo Mantra). Ele ainda publicou um livro de poesia “Naufrágios” (Multifoco-2011), um outro de ensaios filosóficos “Metacorporeidade” (Córrego-2016) e colaborou em diversas ocasiões com publicações sobre Taoísmo e outras correntes do pensamento chinês para a Revista Intertelas (clique aqui).

Acompanhe a transmissão do programa desta próxima quarta, dia 6 de julho, às 19h, pelo link abaixo

Um comentário em “Ásia em Pauta: “Taoísmo no século XXI e no Brasil”, com Chiu Yi Chih (邱奕智)

Adicione o seu

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading