Cine Arte UFF recebe o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro a partir desta quinta, 21 de julho

Crédito: divulgação.

O longa-metragem “Homem Onça“, filme de Vinícius Reis, abre a mostra que exibirá gratuitamente, a partir do dia 21 de julho, 14 filmes indicados ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (GPCB), premiação organizada pela Academia Brasileira de Cinema. O Grande Prêmio prossegue até o dia 3 de agosto, com sessões gratuitas no Cine Arte UFF, na Rua Miguel de Frias, 9, em Icaraí, Niterói. Os ingressos ficam disponíveis para retirada na bilheteria a partir das 14h, na data de cada sessão.

O filme “Homem Onça” apresenta dois momentos da vida de Pedro (Chico Diaz). No primeiro, em 1997, ele vive com a família no Rio de Janeiro e trabalha na Gás do Brasil, uma empresa que está passando por um duro processo de reestruturação, com demissões e aposentadorias antecipadas. Em breve, virá a privatização. No segundo momento, em 1999, Pedro vive aposentado em Barbosa, sua cidade natal, na companhia da namorada e das memórias de infância. Ao entrelaçar esses dois blocos de tempo, atravessamos a pele de Pedro e vemos com clareza seus medos e seus encantos. Para mais informações, acesse o site do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense. Confira programação completa abaixo.

“Homem Onça”, dirigido por Vinícius Reis. Crédito: divulgação.

Programação Completa

HOMEM ONÇA
Dia 21 quinta 19h | Exibição seguida de debate com a equipe e o elenco
Brasil, 2021, 93’ 14 anos
De Vinícius Reis, com Chico Diaz, Silvia Buarque, Bianca Byington, Emílio de Mello

Rio de Janeiro, segunda metade dos anos 1990, “era das privatizações”. Pedro trabalha em uma grande empresa estatal, que em breve será privatizada. Pressionado por um cruel processo de reestruturação, ele tem que demitir sua equipe e antecipar a sua aposentadoria, contra a vontade. Aposentado e com uma doença na pele, ele decide se separar da família e se mudar para Barbosa, sua pequena cidade natal, no interior distante. Lá, ele descobre que a onça pintada que habitava a floresta ao redor de Barbosa, no tempo da sua infância, está mais viva do que nunca. Melhor Atriz Coadjuvante (Bianca Byington) no Festival de Gramado 2021 e três indicações no GPCB.

QUEM VAI FICAR COM MÁRIO?
Dia 22 sexta 17h30
Brasil, 2021, 105’, 14 anos
De Hsu Chien Hsin, com Daniel Rocha, Felipe Abib, Rômulo Arantes Jr., Letícia Lima, Nany People

Quando Mário viaja para sua terra natal para visitar a família, ele decide se assumir para o pai conservador e contar que mora com o namorado. Porém seu irmão mais velho acaba estragando seus planos, trazendo outras novidades para a ocasião. Para piorar a situação, o pai de Mário quer que ele assuma a liderança da cervejaria da família, onde acaba se envolvendo com Ana, a coach que seu irmão contratou para modernizar a empresa.

DESERTO PARTICULAR
Dia 23 sábado 18h
Brasil/Portugal, 2021, 121’, 14 anos
De Aly Muritiba, com Antonio Saboia, Pedro Fasanaro, Thomas Aquino

Daniel é um policial exemplar, mas acaba cometendo um erro que coloca em risco sua carreira e sua honra. Quando nada mais parece prendê-lo a Curitiba, ele parte rumo ao Nordeste em busca de Sara, uma mulher com quem se relaciona virtualmente e por quem está apaixonado. Daniel mergulha em uma procura obsessiva e num intenso processo interno para aprender a lidar melhor com seus próprios afetos. Cinco prêmios no Festival de Recife 2021, Melhor Roteiro e Fotografia no Festival SESC 2002 e oito indicações no GPCB.

MARIGHELLA
Dia 24 domingo 17h20
Brasil, 2019, 155’, 16 anos
De Wagner Moura, com Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Gagliasso, Henrique Vieira

Carlos Marighella foi político, escritor e guerrilheiro. Neste filme biográfico acompanhamos um momento decisivo da vida de Marighella, um homem que não teve tempo para ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar; do outro, uma esquerda intimidada. Junto com guerrilheiros trinta anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolhe a ação, sendo perseguido por Lúcio, policial que o rotula como inimigo público. Prêmio do Público no Mill Valley Film Festival 2019, Melhor Ator Coadjuvante (Bruno Gagliasso) no CinEuphoria Awards 2020 e 17 indicações no GPCB.

A ÚLTIMA FLORESTA
Dia 25 segunda 20h30
Brasil, 2021, 76’, 14 anos
De Luiz Bolognesi

O xamã Davi Kopenawa Yanomani tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade, que fica localizada em um território isolado na Amazônia. Em imagens poderosas, alternando entre observação documental e sequências encenadas, e densas paisagens sonoras, Luiz Bolognesi documenta a

comunidade Yanomami e descreve seu ambiente ameaçado e a luta para que a lei seja cumprida e os invasores do garimpo retirados do território legalmente demarcado. Prêmio do Público na Mostra Panorama do Festival de Berlim 2021 e outros dez prêmios nacionais e internacionais.

ALVORADA
Dia 26 terça 14h
Brasil, 2021, 90’, Livre
De Anna Muylaert e Lô Politi

O dia a dia de uma chefe de estado em sua residência oficial. A presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Alvorada, durante o período mais tenso e dramático da história recente do Brasil: o processo de impeachment que acabou por afastar a primeira mulher eleita presidente do país. Terceiro filme da “Trilogia do Golpe de 2016” (os outros dois são O processo, de Maria Augusta Ramos, e Democracia em vertigem, de Petra Costa).

UM CASAL INSEPARÁVEL
Dia 27 quarta 20h20
Brasil, 2021, 95’, 12 anos
De Sergio Goldenberg, com Nathalia Dill, Marcos Veras, Totia Meirelles, Stepan Nercessian

Manuela é uma determinada professora e musa de vôlei de praia que sempre está pronta para defender seus ideais. Ela nunca pautou sua felicidade no amor e nunca planejou se casar. Porém, um dia, inesperadamente conhece o romântico Léo, um pediatra bem-sucedido, e se apaixona, mas circunstâncias da vida os separam. Em meio a brigas e saudades, os dois vão descobrir se são mesmo inseparáveis.

CHACRINHA, EU VIM PARA CONFUNDIR E NÃO PARA EXPLICAR
Dia 28 quinta
Brasil, 2021, 88’, 12 anos
De Micael Langer e Cláudio Manoel

O legado de Chacrinha na TV e trechos de sua vida pessoal são revelados por meio de depoimentos e imagens de arquivo, que contam a história por trás das câmeras, os bastidores que consolidaram uma nova forma de comunicar o Brasil e as facetas de um homem que é dos personagens mais interessantes do cenário cultural nacional.

O AUTO DA BOA MENTIRA
Dia 29 sexta
Brasil, 2021, 100’, 12 anos
De José Eduardo Belmonte, com Renato Góes, Leandro Hassum, Cássia Kis, Nanda Costa, Jesuita Barbosa, Chris Mason

Dizem que mentira tem perna curta. Se isso é verdade, a bichinha corre rápido, viu! Em quatro histórias inspiradas em contos bem-humorados de Ariano Suassuna, cada uma criada a partir de frases do poeta paraibano, conhecemos Helder, Fabiano, Pierce e Lorena, vivendo diferentes situações em que, ironicamente, a mentira é sempre a protagonista.

7 PRISIONEIROS
Dia 30 sábado
Brasil, 2021, 93’, 14 anos
De Alexandre Moratto, com Christian Malheiros, Rodrigo Santoro, Vitor Julian, André Abujamra

Em busca de uma vida melhor, Mateus, um rapaz humilde de uma cidade pequena, e outros jovens aceitam trabalhar em um ferro velho em São Paulo. Porém, logo percebem que foram enganados e caíram em uma rede de trabalho escravo. Dois prêmios no Festival de Veneza 2021, Melhor Montagem no Prêmio Platino de Cinema Ibero-americano 2022 e nove indicações no GPCB.

DEPOIS A LOUCA SOU EU
Dia 31 domingo
Brasil, 2019, 86’, 16 anos
De Júlia Rezende, com Débora Falabella, Yara de Novaes, Gustavo Vaz

Jovem, intensa e autêntica, Dani só queria levar uma vida normal. Mas, desde criança, vive em descompasso com seu mundo. Enquanto encanta a todos com o talento que a torna uma brilhante escritora, ela tenta de todas as formas controlar seus medos e constantes crises de ansiedade. Três indicações no GPCB, incluindo Melhor Atriz.

CINE MARROCOS
Dia 01 segunda
Brasil, 2018, 76’, 12 anos
De Ricardo Calil

Sem-teto, imigrantes e refugiados ocupam um cinema abandonado e recriam cenas de filmes clássicos mostrados ali há 60 anos. Diante da ameaça de despejo, eles embarcam numa viagem da vida à ficção, de três a duas dimensões. Melhor Documentário Ibero-americano no Festival de Guadalajara 2019 e Melhor Filme no Festival É Tudo Verdade 2019.

8 PRESIDENTES 1 JURAMENTO – A HISTÓRIA DE UM TEMPO PRESENTE
Dia 02 terça
Brasil, 2021, 144’, 12 anos
De Carla Camurati

O primeiro documentário da cineasta Carla Camurati acompanha o compromisso declarado por todos os políticos que ocuparam o cargo mais importante do país nos últimos 35 anos e revive a trajetória da democracia desde o movimento das Diretas Já até a posse do atual presidente.

A SOGRA PERFEITA
Dia 03 quarta
Brasil, 2020, 94’, 12 anos
De Cris D’Amato, com Cacau Protásio, Evelyn Castro, Luís Navarro, Polliana Aleixo, Rodrigo Sant’Anna

Neide é dona do salão de beleza mais badalado do bairro, se separou do marido recentemente e deseja aproveitar ao máximo a vida de solteira. Atrapalhada pelo filho mais novo, ela decide juntar o rapaz com uma de suas funcionárias a todo custo.

 

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d