Dia 30 de julho, flauta e piano no Centro de Música Brasileira no Mackenzie São Paulo de Higienópolis

Lucas Gonçalves. Crédito: Julio Acevedo.

Dia 30 de julho, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira (CMB) apresenta o duo Wendy Rolfe na flauta e Maria José Carrasqueira ao piano, no Mackenzie São Paulo de Higienópolis. O segundo recital da noite terá o vencedor por unanimidade do Concurso de Interpretação Pianística da obra de Osvaldo Lacerda, em 2015, Lucas Gonçalves. A entrada é gratuitaWendy Rolfe e Maria José Carrasqueira homenagearão o compositor Osvaldo Lacerda (1927-2011) que completaria 95 anos e foi um grande compositor brasileiro com um refinado nacionalismo, fruto de extenso conhecimento das características da música brasileira, aliado a sólido domínio das técnicas modernas de composição.

Dividiu experiências com Camargo Guarnieri de quem foi aluno por dez anos. Em 1963 estudou nos Estados Unidos com Vittorio Giannini e Aaron Copland. Foi membro efetivo da Academia Brasileira de Música, onde ocupava a Cadeira nº 9, cujo patrono é Tomaz Cantuaria. Em 1984 fundou o Centro de Música Brasileira que tem o objetivo principal defender e difundir a música erudita brasileira. Lucas Gonçalves é mestrando em performance musical na ECA-USP e pianista da Orquestra Experimental de Repertório no Theatro Municipal de São Paulo. No repertório, além de Osvaldo Lacerda, interpreta Alexander Levy e Villa-Lobos.

Crédito: divulgação.

Maria José Carrasqueira desenvolveu uma intensa carreira como solista, recitalista,  camerista, professora convidada e conferencista, atuando no EUA, Europa, Nova Zelândia, Armênia  e América Latina. Seu CD com obras de E. Nazareth lançado na Europa pelo selo SOLSTICE, foi agraciado com 4 estrelas pelas revistas “Le Monde De La Musique”“Diapason”, de Paris. Dentre sua freqüentes apresentações n EUA, destaca-se o recital no Weill Hall, do Carnegie Hall de Nova Iorque, em Duo com seu irmão, o flautista Antonio Carlos Carrasqueira.

Doutora em Artes, vinda de uma rica formação artística e musical recebida de seu pai, João Dias Carrasqueira, e dos professores Lina Pires de Campos, Camargo Guarnieri, Jacques Klein, Magda Tagliaferro, teve na Europa grandes orientadores nas figuras de B. Seidlhoffer, E. Richepin, H.Dreyfus (Cravo), H. Datyner, D. Rossiaud, e G. Demus. Numerosas são suas atuações e gravações para a Rádio e TV, e sua discografia, realizada pelos selos Paulinas-COMEP e YB (Brasil), Solstice e Skarbo (França), Centauros e Odyssey Discs (EUA). Em 2019 apresentou-se em Genebra, Paris, Lima, Valdivia (Chile) e Quito, com a Orquestra Sinfônica Nacional do Ecuador.

Wendy Rolfe é uma reconhecida flautista estadunidense, especialista em flautas antigas e modernas. Com apresentações por todos o Estados Unidos, ela recebeu o importante prêmio Solo Recitalist Gran, do National Endowment for the Arts, além de ser Fulbright Senior Specialist. Uma das mais conceituadas especialistas em flautas históricas, Wendy Rolfe apresenta-se continuamente, grava e faz inúmeras turnês com os renomados grupos: Boston’s Haendel and Haydn SocietyBoston Baroque e o New York Concert’s Royal.

Já se apresentou com o New York Collegium e a Dallas Bach Society, além de ter se apresentado e gravado com a Tafelmusik Baroque Orchestra, de Toronto (Prêmio Juno, 2006). Foi membro do Festival de Tanglewood, e apresentou-se em festivais como o Boston Connecticut Early Music e Buzzards Bay. Artista e professora, atua em diversos festivais internacionais no Ecuador, Peru, Costa Rica, República Dominicana, Finlândia, Brasil (Festival Internacional de Verão de Brasília).

Wendy Rolfe. Crédito: BW.

Apaixonada pelo Brasil e por música brasileira, gravou o CD Images of Brasil com a pianista Maria José Carrasqueira, pelo selo estadunidense Odyssey Discs, além de ter colaborado com os flautistas Antonio Carlos Carrasqueira e Odette Ernst Dias em várias oportunidades no Brasil e nos Estados Unidos, onde gravou ainda o CD Images of EveWendy Rolfe é professora no Berklee College of Music em Boston, Massachussets. Fez seu Bacharelado no Oberlin Conservatory, com Robert Willoughby, e seu Mestrado e Doutorado na Manhattan School of Music, com Harvey Sollberger. Também estudou com Janice Smith, Lois Schaefer, Thomas Nyfenger e com o lendário prof. Marcel Moyse, além de Master Classes, com Jean-Paul Rampal. Gravou para os selos Decca, Telarc (Indicado ao Grammy), Disney Touchstone, com a Hollywood Studio Orchestra, e Anakleta para o documentário “Thomas Jefferson”, de Ken Burns, para o canal PBS.

Lucas Gonçalves é mestrando em performance musical na ECA-USP e obteve o primeiro lugar nos principais concursos de piano do país, como o Concurso Internacional de Interpretação Pianística da Obra do Compositor Osvaldo Lacerda; I Piracicaba International Piano Concerto Competition; Lorenzo Fernândez, Arnaldo Estrella e o Nascente – USP de música erudita. Já atuou como solista junto à Orquestra Sinfônica de Campinas; à Orquestra Experimental de Repertório; à Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, à Banda Sinfônica de Cubatão e à Orquestra GRU Sinfônica de Guarulhos, trabalhando com maestros como Victor Hugo Toro; Carlos Moreno; Thiago Tavares; Reginaldo Nascimento, Roberto Farias e Emiliano Patarra.

Como recitalista, apresentou-se na Sala Guiomar Novaes, no Rio de Janeiro; na Cidade das Artes, também no Rio de Janeiro e no Auditório Cláudio Santoro durante Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão com a performance da suíte Prole do Bebê nº2, “Os Bichinhos”, de Heitor Villa-Lobos, na íntegra. Já se apresentou em Rapicciano/Umbria (Itália) durante curso com a pianista polonesa Ewa Kupiec e em Bordeaux (França), na ocasião do curso com a pianista Cristina Ortiz. Lucas trabalhou com músicos como Elisa Fukuda e Fábio Presgrave em concerto realizado durante o Festival Internacional de Campos do Jordão, e com a violista Jennifer Stumm na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, em São Paulo.

No início de seus estudos, Lucas Gonçalves foi aluno do Conservatório de Cubatão e bolsista na classe do professor Ciro Gonçalves Dias Júnior. Em 2011, iniciou bacharelado na Universidade de São Paulo, onde foi orientado por Eduardo Monteiro e Luciana Sayure. Atualmente, é pianista da Orquestra Experimental de Repertório no Theatro Municipal de São Paulo.

Centro de Música Brasileira (CMB) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011. O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA.

Realizou 343 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em 2022, as apresentações acontecem nos auditórios da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros e por anuidades de músicos interessados, R$ 150,00 (individual) e R$ 280,00 (casal). Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.

Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Programas

Homenagem aos 95 anos de Osvaldo Lacerda
Wendy Rolfe (flauta) e Maria José Carrasqueira (piano)

Osvaldo Lacerda:
Cantilena (flauta e piano)
Momento Lírico (flauta e piano)
Romântica (flauta e piano)
Brasiliana nº 7 (piano solo) – Samba,  Valsa, Pregão e Arrasta-pé

Fernando Cupertino:
Sonatina para Flauta e Piano (1ª audição): Animato, Tristonho e Animato

Lucas Gonçalves (piano)
Alexandre Levy – Valsa-capricho, opus 5
Osvaldo Lacerda – Valsa nº 1
Heitor Villa-Lobos – Prole do Bebê nº 2 “Os Bichinhos”

Temporada 2022 do Centro de Música Brasileira
Todas as apresentações são aos sábados, às 18h, e gratuitas.
Mackenzie São Paulo de Higienópolis

30 de julho
Wendy Rolfe dos Estados Unidos (flauta) e Maria José Carrasqueira (piano)
Lucas Gonçalves (piano) – vencedor por unanimidade do Concurso de Interpretação Pianística da obra de Osvaldo Lacerda, em 2015

27 de agosto
Elipsoidal Guitar Trio (trio de violões)
Adriana Bernardes (canto) e Sandra Abraão (piano)

17 de setembro
Leonardo Feichas (violino) e Maria Emília de Moura Campos (piano)
Celina Charlier (flauta) e Maria Emília de Moura Campos (piano)

22 de outubro
Consuelo Quireze (piano)
Festival com obras da compositora Emilia De Benedictis (1919-1996)
Pergy Grassi (canto) e Sylvia Maltese (piano)

26 de novembro
Rodrigo Miranda (violoncelo) e Elise Pittenger (piano)
Orquestra de Cordas Laetare – regência de Muriel Waldman

Um comentário em “Dia 30 de julho, flauta e piano no Centro de Música Brasileira no Mackenzie São Paulo de Higienópolis

Adicione o seu

  1. Bravos pela publicação!!! Muito grata!
    María José Carrasqueira

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading