Ali Akbar Velayati: “A razão do interesse do Irã em cooperar com a China e a Rússia”

Crédito: reprodução International Affairs.

Em uma entrevista para a Iranian Labour News Agency, Ali Akbar Velayati, conselheiro sênior do líder da Revolução Islâmica Aiatolá Seyed Ali Khamenei em assuntos internacionais, descreveu o Irã, a Rússia e a China como três grandes potências independentes na Ásia que se opõem aos Estados Unidos e ao Ocidente. Aqui estão listadas algumas questões-chave que ele comentou e as avaliações que fez:

– Somos um dos poucos países do mundo que se posiciona claramente contra os Estados Unidos, continua fortemente sua vida política e estabelece relações e acordos com outros países. Então, o que há de errado em termos relações com países como Rússia, China e Índia?! Esses países têm tecnologia avançada e, muitas vezes, ao contrário do Ocidente, responderam às nossas solicitações e nos ofereceram suas capacidades. O que mais devemos esperar de um país aliado?

– A Rússia pode ser útil para nós em termos de benefícios econômicos, em termos de geopolítica, trânsito, oportunidades e capacidades. Esta é uma das áreas mais importantes da nossa cooperação regional com o Oriente. Deixe-me mostrar-lhe um exemplo no mapa. Se a Índia pretende exportar os seus produtos para a região do Báltico e pagar menos pelo trânsito, tem de passar pelo nosso território. Isso significa que deve usar o porto de Chabahar e as linhas de trânsito que vão do sudeste ao noroeste do Irã. Desta forma, economizará pelo menos 40% em custos e 40% em tempo, em vez de ter acesso pelo estreito de Bab al-Mandab, o canal de Suez, Gibraltar e o Mediterrâneo à região do Báltico.

Crédito: The Cradle/International Affairs.

– A rota do porto de Chabahar e a linha de trânsito que vai do norte ao sul do Irã é considerada a melhor e mais econômica rota de trânsito para a Rússia.

– A rota de trânsito da China está na Rota da Seda, que tem um precedente histórico.

– Uma das bênçãos dadas por Deus ao nosso país é a nossa situação geopolítica e que estamos localizados no principal Corredor Leste-Oeste. Assim, temos boas opções para lidar com outros países.

– Infelizmente, em termos de cumprimento das políticas dos EUA e a aceitação incondicional de imposições deste país na política externa, os países europeus degradaram sua posição a tal ponto que não há precedentes na história europeia. Em tal situação, como algumas pessoas podem ingenuamente dizer que devemos dar um passo em direção ao Ocidente?! Qual Oeste?! O mesmo Ocidente que está sempre espalhando falsa propaganda contra a República Islâmica do Irã sob pressão dos Estados Unidos… Este é o mesmo Ocidente para o qual alguns funcionários ingênuos no passado nos encorajaram a parar de cooperar com a China no campo do petróleo e do gás para atuar junto a uma companhia petrolífera francesa.

Ali Akbar Velayati, conselheiro sênior do líder da Revolução Islâmica Aiatolá Seyed Ali Khamenei em assuntos internacionais. Crédito: Iranian Labour News Agency.

– Claro, devo dizer que China e Rússia não assinaram um pacto de fraternidade conosco e certamente agem com base em seus próprios interesses, mas o fazem com mais sabedoria do que o Ocidente! Hoje, existem três potências importantes na Ásia. Isso inclui Irã, Rússia e China, que são independentes e se opõem ao expansionismo dos Estados Unidos e do Ocidente.

– Nos últimos meses, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido iniciaram exercícios navais contra a China no Oceano Índico. Em uma contramedida, a República Islâmica do Irã, China e Rússia imediatamente realizaram exercícios navais conjuntos no norte do Oceano Índico.

– O Irã e a China são os guardiões da cultura e da civilização do Oriente, e a Rússia também defende os dois lados.

– Todos esses três países cooperam entre si com base nesses objetivos comuns – combater o expansionismo e a hegemonia dos Estados Unidos e do Ocidente contra o Oriente independente. Todos os três países são independentes e nenhum deles está ligado a nenhuma potência estrangeira e não tentam apaziguá-los. Todos os três países são apoiados por suas nações.

– Todos os três países são os principais membros da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), que é uma organização abrangente e em rápido crescimento. Nossa participação, juntamente com a Rússia, na União Aduaneira da Eurásia é notável, e recentemente trouxe algumas boas vantagens para o Irã. Entre as que podemos citar está a retirada das tarifas alfandegárias ou sua redução significativa, resultando em exportações significativas do Irã para esta União em um curto período de tempo.

– No caso do Irã e da Rússia, uma ampla gama de interesses mútuos pode ser especificada. Os dois países não apenas possuem tecnologia e conhecimento, mas também possuem bons recursos. Além disso, ambos foram afetados pelas cruéis sanções do Ocidente. Isso fornece uma plataforma adequada para a cooperação conjunta.

– O que é certo é que o motivo do interesse da República Islâmica do Irã em cooperar com a China e a Rússia é a interação das partes na cooperação e apoio mútuo.

Fonte: Texto originalmente publicado em inglês no site da International Affairs.
Link direto: https://en.interaffairs.ru/article/ali-akbar-velayati-the-reason-for-irans-interest-in-cooperating-with-china-and-russia/

Tradução– Alessandra Scangarelli Brites – Intertelas

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: