Concurso de Vídeo-Resenhas de Literatura Coreana 2022 está com inscrições abertas até 12 de setembro

“JUN (A história real de um músico autista)”, uma graphic novel da premiada autora Keum Suk Gendry-Kim. Crédito: editora Pipoca & Nanquim.

Até dia 12 de setembro estão abertas as inscrições para o Concurso de Vídeo-Resenhas de Literatura Coreana 2022, realizado pelo Instituto Coreano de Tradução Literária (LTI Korea) e organizado pela agência ARA Cultural e a editora Pipoca & Nanquim. A obra a ser resenha é “JUN (A história real de um músico autista)”, uma graphic novel da premiada autora Keum Suk Gendry-Kim, publicada pela Pipoca & Nanquim este ano.

Segundo os organizadores, este é um trabalho sensível e que oferece ao mundo uma lição de vida sobre aceitação e combate aos preconceitos. “Jun” conta a história real de um garoto autista de coração puro, que alcançou fama na Coreia do Sul após descobrir sua vocação natural para a música. A premiada Keum Suk Gendry-Kim assina também as obras “Grama” e “A Espera”, também lançadas no Brasil pela mesma editora.

Os interessados devem enviar um e-mail para a ARA Cultural (aracultural21@gmail.com), solicitando a ficha de inscrição, mediante o qual receberão as diretrizes para submissão de um vídeo-resenha com 2 e 3 minutos, no máximo. Está prevista uma premiação de R$ 6.000,00 para os primeiros três colocados, além de menções honrosas. A cerimônia de premiação será online e está marcada para dia 10 de outubro.

Crédito: divulgação.

Conforme o site da editora, a tradução de “Jun” foi realizada diretamente do coreano e a ideia da autora para elaborar o livro surgiu quando ela conheceu Jun Choi em 2010, durante aulas de música tradicional coreana. “Keum Suk se encantou pelo jovem e decidiu que narraria sua trajetória de vida em uma de suas obras. Por meio do relato do cotidiano de Jun e sua família, que, infelizmente, tiveram que aprender a conviver com a indignação em razão de pessoas insensíveis às diferenças, a autora acerta em cheio o coração de todos os leitores”.

De acordo ainda com Pipoca & Nanquim, Keum Suk Gendry-Kim nasceu em 1971 na Coreia do Sul e estudou pintura na Universidade de Sejong e na École Supérieure Des Arts Décoratifs, em Estrasburgo, na França. “Ela iniciou no mercado de quadrinhos com as obras a ‘Canção do Papai’, uma história autobiográfica, e ‘Jiseul’, uma adaptação cinematográfica, ambas lançadas em solo francês em 2012 e 2015, respectivamente, pela Éditions Sarbacane“. Na Coreia, a autora ganhou o prêmio Best Creative Manhwa Award pela história curta “Sister Mija”, sobre uma “mulher de conforto” que, posteriormente, também veio a ser mostrada em “Grama”, seu quadrinho mais conhecido e premiado internaciolnamente.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: