Consulado do Japão no Rio apresenta exposição “NINGYŌ: Arte e Beleza da Boneca Japonesa”

Crédito: divulgação.

De 7 de outubro a 20 de novembro, de segunda a sexta, das 10h às 18h; e sábados de 12h às 18h, o Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro apresenta na sala de leitura da Cidade das Artes Bibi Ferreira (Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca) a exposição “NINGYŌ: Arte e Beleza da Boneca Japonesa”, um oferecimento da Fundação Japão. Esta exposição itinerante, que é gratuita e tem classificação livre, já correu o mundo e chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro, trazendo obras que retratam a delicadeza e maestria da boneca japonesa e tudo o que ela representa.

Crédito: divulgação.

Aos que participarem da exposição, será possível preencher uma enquete sobre o evento e concorrer a um calendário exclusivo! Também serão oferecidas oficinas culturais de origami (dobradura de papel) e mangá nos dias 26 de outubro e 3, 5, 9 e 16 de novembro, a partir das 14h30, com agendamento pelo e-mail: saladeleitura.fca@gmail.com. As aulas serão ministradas pelos professores Bruno Ferraz, formado em arteterapia e psicologia, professor de origami há 25 anos e membro da Orgami Therapy Association e do Origami Authors & Creators, e Luis Henrique Vila Nova, graduado em desenho industrial, pós-graduado em animação e quadrinhos pela UERJ e diretor geral e fundador da Escola de Artes Curso Prático de Desenho, em Petrópolis-RJ.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Após este período na Cidade das Artes Bibi Ferreira, as peças ficarão expostas no Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro (Praia do Flamengo, 200 – sala 601), de 28 de novembro a 16 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h30 às 12h30 e de 14h às 17h30. A entrada é também gratuita e a classificação etária é livre. Devido a restrições no espaço, não serão oferecidas oficinas culturais nesta ocasião.

No dia 7 de outubro, a partir das 16h, haverá visita guiada e bate-papo sobre os costumes japoneses representados pelas bonecas desta exposição. Esta realização faz parte do Mês do Japão (clique aqui), uma série de eventos culturais sob a tutela do Consulado do Japão. A palavra japonesa para boneca é NINGYŌ que, ao pé da letra, significa “forma humana”. Através destas formas, a cultura japonesa celebra sua história e folclore sob quatro olhares diferentes: símbolos de oração pelo crescimento saudável das crianças; ricos ornamentos representativos das belas-artes; arte popular e artesanato; e toda a diversidade da cultura pop.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: