A Aliança Francesa de Porto Alegre recebe o Grupo SZ para exibição de dois cine-concertos na Cinemateca Capitólio

Crédito: divulgação.

A Aliança Francesa Porto Alegre recebe o Grupo SZ para o Cine-Concerto na Cinemateca Capitólio, dia 15 de outubro, sábado, para duas sessões especiais: às 16h o filme infantil “Komaneko” e às 19h o clássico “Soy Cuba”. Nesta sexta, dia 14 de outubro, o Grupo SZ também oferece o workshop “Da música à imagem”, onde vai compartilhar com o público a mágica de criar trilhas sonoras ao vivo. A oficina é gratuita e aberta a todos os públicos.

O workshop acontecerá no Instituto de Artes da UFRGS, às 17h30. O ateliê servirá de iniciação à criação de um cine-concerto. Os artistas vão orientar os participantes na utilização de instrumentos musicais e outros objetos sonoros (como instrumentos reciclados e objetos do cotidiano), proporcionando uma oportunidade para a criação experimental de sons juntamente com a projeção de imagens.

Crédito: divulgação.

Durante o encontro, os participantes serão convidados a criar uma trilha sonora para o trecho de um filme através dos instrumentos disponíveis no workshop. A oficina é gratuita e aberta a todos os públicos.  SZ é um duo composto pelos irmãos, Franck e Damien Litzler, conhecidos na cena musical francesa. A proposta deles é produzir um estilo de música “cinematográfica” original, que confere uma nova dimensão aos filmes exibidos nos cine-concertos. Com formas repetitivas e evolutivas, de tensão e relaxamento, a dupla cria melodias cativantes que guiam o espectador com energia e sutileza a territórios imprevisíveis que oscilam entre o rock, o electro e o jazz, para unir-se harmoniosamente ao universo do filme.

A originalidade de SZ reside na performance técnica e cênica a dois, feita a partir de um dispositivo de sampling ao vivo em meio a percussão, bateria, violões, teclados, glockenspiels, vozes, trompetes, objetos diversos e achados de todos os tipos. Partes da trilha sonora original são integradas à criação, como um terceiro músico durante o filme, o que resulta na mistura de sons acústicos e eletrônicos.

Programação

Dia: 14 de outubro (sexta-feira)

Workshop “Da música À imagem” – Criação de Cine-concertos
Local: Instituto de Artes da UFRGS (14OUT)
Horário: 17h30

Dia: 15 de outubro (sábado)
Local: Cinemateca Capitólio

1. Komaneko
De Tsuneo Goda
Japão, 2006
Horário: 16h, duração 35 min
Classificação Livre

Uma apresentação do cine-concerto especial para crianças com o filme infantil “Komaneko”, curta-metragem de animação realizado pelo talentoso diretor e ilustrador japonês Tsuneo Goda.

2. Soy Cuba
de Mikhaïl Kalatozov
Rússia, 1964, 1h15
Horário: 19h
Classificação indicativa: 14 anos

O clássico russo “Soy Cuba”, de Mikhail Kalatozov, produzido em 1964 e relegado à clandestinidade até 1992, quando foi reconhecido e teve apoio de nomes como Martin Scorsese e Francis Ford Coppola para sua difusão.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: