
A violenta insurreição no Capitólio dos EUA há dois anos e a dura batalha pela presidência da Câmara dos Deputados dos EUA mostraram ao mundo que o modelo político estadunidense está “ultrapassado”, disse o ex-chanceler boliviano Fernando Huanacuni. O modelo democrático dos Estados Unidos “está ultrapassado e desgastado porque agora gera violência e intolerância, com ataques às instituições”, disse Huanacuni à Xinhua na sexta-feira.
O modelo democrático dos Estados Unidos está em declínio porque não se adaptou à atual realidade global e às mudanças que estão ocorrendo nas esferas política, social e econômica, disse o político boliviano. Em 6 de janeiro de 2021, apoiadores do presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, invadiram violentamente o Capitólio em Washington, DC, interrompendo uma sessão conjunta do Congresso para contestar os resultados da eleição presidencial de 2020 na qual Joe Biden venceu.
Segundo o Departamento de Justiça, mais de 900 pessoas foram presas por crimes relacionados à destruição do Capitólio. E nos últimos dias também houve uma inédita falta de consenso sobre a eleição do presidente da Câmara dos Deputados, que não conseguiu ser escolhido com 14 votos. “Esses dois eventos mostram a fragilidade das instituições norte-americanas, que precisam se ajustar aos tempos atuais“, disse Huanacuni.
Sobre o futuro da democracia no país, o antigo ministro das Relações Exteriores disse que é preciso um novo pacto social, e o relançamento de um processo de mudança democrática com base na nova realidade. “O cenário político mundial está mudando. O eixo da nova ordem política deve ser uma democracia que caracterize e estimule as necessidades do povo“, afirmou. Se não forem feitas mudanças, disse ele, os Estados Unidos estão fadados ao fracasso, à fragmentação e ao aprofundamento da decadência democrática. Sublinhou que é necessário um novo modelo político que responda às necessidades dos povos através do consenso e do diálogo.
Fontes: Copyright Xinhua. Proibida a reprodução.
Links diretos: https://english.news.cn/20230108/b0ffdd004b514cfe8fcc569d43ade51c/c.html
Tradução – Alessandra Scangarelli Brites – Intertelas
Deixe seu comentário