Festival Taguá de Cinema abre seleção nacional de curtas-metragens

Festival Taguá de Cinema. Crédito: Paula Carrubba.

Até 25 de março, estarão abertas as inscrições para a mostra competitiva do 17º Festival Taguá de Cinema. O Festival receberá obras de curta-metragem com até 30 minutos de duração, produzidas entre 2021 e 2023. Podem participar filmes de ficção, documentários, filmes experimentais, de animação, além de produções infantis e juvenis. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo link: www.festivaltaguatinga.com.br

O estímulo à produção de filmes independentes realizados em contextos de emancipação sociocultural é o princípio norteador do Festival Taguá de Cinema. Realizado desde 1998, o evento movimenta a cena para além dos grande eixos, apresentando curtas de diversos estilos e formas de realização com narrativas lineares, experimentais, poéticas e documentais.

Crédito: Festival Tagua de Cinema.

Inscrições e Seleção

As inscrições devem ser realizadas pelo site oficial do Festival, onde também está disponível o regulamento. Serão selecionadas obras para a Mostra Competitiva, através de duas etapas: seleção por voto popular online de obras inscritas no “Festival Online” e seleção por curadoria de 34 obras inscritas. A seleção do voto popular fica aberta de 26 de abril a 16 de maio, e elegerá o filme mais votado para participar da Mostra Competitiva com exibição presencial. Entre as obras inscritas serão selecionados filmes para integrar as Mostras Competitiva, Paralela e Infantil. Além da Sessão Azul, dedicada a portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é adaptada, com condições de luz e som adequadas ao público, bem como oferece monitores qualificados para atender às famílias.

Festival Taguá de Cinema. Crédito: Paula Carrubba.

Premiação

Os filmes selecionados serão convidados a participar da Mostra Competitiva, com todas as despesas de deslocamento e hospedagem pagas aos realizadores que residem fora do Distrito Federal. E concorrerão a quatro prêmios em dinheiro, sendo três deles no valor de R$3.000,00 para cada uma das três obras escolhidas pelo Júri Oficial do Festival e um prêmio no valor de R$1.000,00 para o filme escolhido pelo Júri Popular.

Programação presencial

A Mostra Competitiva do 17º Festival Taguá de Cinema será realizada entre os dias 07 e 10 de junho, no Teatro Paulo Autran – Sesc Taguatinga (Brasília – DF). Além da exibição dos curtas selecionados e noite de premiação, o evento realizará oficinas, debates, shows e festas, além das Mostra Paralela e Mostra Infantil. Outra novidade é que nesta edição, a plataforma do festival ganha mais uma função e disponibilizará um game com 10 desafios para serem cumpridos, os jogadores com as maiores pontuações irão ganhar prêmios. Os desafios serão lançados a partir do dia 6 de março.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: