
Dia 4 de março, sábado, será aberta ao público a exposição Arte e Design Têxtil Brasileiro na Galeria Objectos do Olhar, no Baixo Augusta, em São Paulo. A mostra fica até 29 de março e terá vernissage no dia 3 de março, sexta-feira, fechada para convidados. Grátis! A exposição terá instalações artísticas com tecidos, experiências em 3D e toutch, tendências, encontros, workshops e palestras sobre o segmento têxtil. A cenografia e ambientações da 1ª edição do Arte e Design Têxtil Brasileiro são os fios condutores que levam os visitantes para uma jornada de descobertas e experimentações, onde serão criadas estruturas, elementos e instalações conceituais – desenvolvidos a partir de têxteis para decoração.
Todos os ambientes serão ornamentados com instalações e esculturas artísticas têxteis como as do artista plástico Luciano Trevizan. E as cadeiras que vão compor o espaço foram cedidas pelo designer Tadeu Paisan. Dentre os destaques da mostra estão: Instalação das Tecelagens com área de apresentação das empresas participantes; Sala Vermelha com as principais tendências em cores, estampas, fios e matérias-primas; Cozinha, espaço de informação com um varal em looping com tecidos para toque e realidade virtual com óculos 3D e Touch.
Participam as principais tecelagens brasileiras: Abduche, Cootegal, Dahruj, Endutex, Lady, Lalitex, Lartex, Nortex, Temar, Tessere, Texion Têxtil, Tramare e Trixia Têxtil. Os apoiadores são Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Sindicato Têxteis de São Paulo (SINDITÊXTIL), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), FAU Mackenzie, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Design Week (DW) e iTeleport. Patrocínio: Unifi e Repreve. “O objetivo é mostrar a qualidade, tecnologia e inovação dos tecidos brasileiros, principalmente para a decoração e arquitetura”, afirma Wilson Pipoli, idealizador do projeto. O evento promoverá encontros e workshops com temas relacionados ao universo têxtil levando especialistas de referência no mercado onde profissionais e estudantes do setor terão contato com as atualizações do segmento e reciclagem.
Alguns palestrantes são: Wilson Pipoli, Marielza Milani, Ana Eliza Gaido, Ana Maria Fasanela, Denise Polonio, Sylvio Napoli, Beth Wey, Jorge Marcos Rosa, Thalita Castro, Thainá Pereira, Eduardo Araújo, Lilian Liazzi, Juliana Paradinha Sampaio, Grace Lis Proença Meireles Barreto Porto, Alexandre de Caprio Ferreira, Tatiana Quevedo, Adelina Pereira, Regiana Lima, Juliana Bertolini, Camilla Borelli, Ana Paula Coelho de Carvalho, Felipe Guimarães Fleury de Oliveira, Celia Auxiliadora Fernandes, Viviane Aparecida da Silva, Sheila Freijo, Francisco Lindogelson Saldanha de Lima e Bethania Fernandes da Fonseca Zago. Link da agenda: https://arteedesigntextil.com.br/workshop
Tecnologia
A tecelagem brasileira tem investido muito em pesquisa e tecnologia para aprimorar os produtos que utilizam fibras de última geração, impressão 3D e inteligência artificial para tornar os tecidos brasileiros mais duradouros e mais sustentáveis. As fábricas possuem tratamento de efluentes, água de reuso e descarte direcionado para Ongs e Oscs da região.
O grande responsável pela introdução das tendências tecnológicas no setor têxtil é o avanço da indústria 4.0 no país e todas as suas características, como o uso de sistemas integrados cyber-físicos, realidade simulada e uso de matérias-primas de última geração.
Sustentabilidade
O segmento trabalha com fibras naturais, fios reciclados à base de plantas, algodão, linho orgânico, cânhamo orgânico, fibras inovadoras e TENCEL® lyocell; lã reciclada de origem animal. Além de empregar resíduos de alimentos, pet e reutilização de tecidos, bem como de resíduos de vegetais e frutas, como algodão, abacaxi, cana-de-açúcar e cânhamo. Terão tecidos com o selo de certificação de carbono zero do pacto global.
O comprometimento socioambiental, uma das premissas da cadeia produtiva brasileira de têxteis para decoração, também marca presença através de ações estabelecidas no evento, como os selos de Certificação Carbono Zero e do Pacto Global e doação de todos os tecidos utilizados na produção das exposições para entidades sociais.

Mercado
A produção de artigos têxteis lar no Brasil alcançou 956 milhões de peças em 2021, avançando 2,3% em volumes, sobre o ano anterior. Em 2021, teve um crescimento de 3,6% na empregabilidade em relação ao ano anterior. O Brasil conta com 1,2 mil unidades produtivas de têxteis-lar com porte industrial, segundo o IEMI sobre o mercado potencial de cama, mesa e banho e decorativos em 2022.
Galeria Objectos do Olhar
Localizada na Rua Augusta, uma das ruas ícones de São Paulo, a galeria Objectos do Olhar busca ser diversa, polêmica e ao mesmo tempo sofisticada. O espaço conta com dois salões principais que juntos somam mais de 100 m² em estilo industrial. Desde a abertura em maio de 2021, realiza exposições coletivas temáticas de grandes artistas brasileiros, performances, oficinas, cursos e residências artísticas. A reforma do espaço é do arquiteto Nelson Kemmer, sócio de Junia Melluns é fotógrafa, artista plástica e promotora de eventos. Instagram: @objectosdoolhararte
Deixe seu comentário