Brasil assume a presidência do programa “Os povos do BRICS escolhem a vida”

Crédito: TV Brics.

A presidência do programa social e cultural “Os povos do BRICS escolhem a vida” em 2023 passou da Índia para o Brasil. O anúncio foi feito na quinta-feira pela presidente da organização pública regional “BRICS: Mundo das Tradições” Liudmila Sekatcheva, falando no II Laboratório Internacional do Projeto Juvenil BRICS no MGIMO.

Hoje vocês testemunharam uma transição simbólica, a transferência da bandeira do programa da República da Índia para a República Federativa do Brasil“, disse Sekatcheva. Ela observou que o programa brasileiro será dedicado ao 180º aniversário do nascimento do diplomata brasileiro José Maria da Silva Paranhos Junior, também conhecido como o Barão do Rio Branco (ministro das Relações Exteriores do Brasil de 1902 a 1912) e ao 200º aniversário da primeira expedição científica russa à Brasil.

Escritores e jornalistas dos países do BRICS documentam a Segunda Guerra Mundial em seus livros

Sekatcheva acrescentou que o principal projeto da etapa brasileira do programa será a criação de uma edição online do livro de autores brasileiros “A Grande Guerra Patriótica do Povo Soviético”. Segundo ela, o projeto será dedicado a preservar a verdade histórica sobre o papel decisivo dos soldados soviéticos na vitória sobre o fascismo. Por sua vez, o embaixador do Brasil em Moscou, Rodrigo de Lima Baena Soares, notou com satisfação a ideia de implementar a segunda etapa deste programa no Brasil. 

Apreciamos muito os esforços deste projeto voltado para as manifestações emocionais, morais, espirituais, físicas dos povos do BRICS, para a preservação do patrimônio cultural e histórico. Será uma grande honra para o Brasil presidir os BRICS neste projeto“, disse o embaixador em seu discurso, que foi lido por Lucas Andrade Aguiar, segundo secretário da Embaixada do Brasil na Federação RussaAnteriormente, foi relatado que o programa “Os povos do BRICS escolhem a vida” será implementado nos países BRICS de 2022 a 2025. A etapa indiana do programa foi realizada de 12 a 20 de dezembro de 2022 e contou com cerca de 1,5 mil participantes, além de 10 eventos nas cidades indianas de Nova Delhi, Mumbai e Pune.

Fonte: Texto originalmente publicado em russo no site da Agência TASS.
Link direto: https://tass.ru/obschestvo/17519085

Tradução: Alessandra Scangarelli Brites – Intertelas

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: