Centro Cultural Sesc Quitandinha apresenta Mostra de Cinema “Um Oceano para Lavar as Mãos”

“Intervenção Jah” (2019, Guiné Bissau, 16 min), de Welket Bunguê. Crédito: Divulgação.

A programação da Mostra de Cinema “Um oceano para lavar as mãos” continua nos dias 20, 26 e 27 de agosto de 2023, no Centro Cultural Sesc Quitandinha (Avenida Joaquim Rolla, nº 2, Quitandinha, Petrópolis, RJ). Serão exibidos oito filmes, sempre às 16h, que irão compor um panorama das experiências afro-diaspóricas no cinema contemporâneo. As sessões são gratuitas e serão seguidas de debates com os diretores e o curador da Mostra de Cinema, Clementino Junior. A iniciativa integra a programação cultural da exposição inaugural “Um oceano para lavar as mãos”, que reúne obras de 12 artistas negros de várias gerações e cidades brasileiras, com curadoria de Marcelo Campos e Filipe Graciano. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os filmes são: “Intervenção Jah” (2019, Guiné Bissau, 16 min), de Welket Bunguê; “Pattaki” (2019, Cuba, 21 min), de Everlane Moraes; “CoroAção” (2019, Brasil, 9 min), de Juciara Áwô e Luana Arah; “Alexandrina, um Relâmpago” (2022, Brasil, 11 min), de Keila Sankofa;  “7 Cortes de Cabelo no Congo” (2022, Brasil, 90 min), documentário de Luciana Bezerra, Gustavo Mello e Pedro Rossi; e os filmes para o público infanto-juvenil “5 Fitas” (2020, Brasil, 15 min), de Heraldo de Deus e Vilma Martins; a animação “Ewé de Òsányìn: O Segredo das Folhas” (2021, Brasil, 22 min), de Pâmela Peregrino; e  “Mandinga” (2016, Brasil, 14 min), de Wagner Novais.

 A Mostra de Cinema projetará na tela um panorama das experiências afro-diaspóricas no cinema contemporâneo. Segundo a intelectual Beatriz Nascimento: ‘Quilombo é aquele espaço geográfico onde o homem tem a sensação do oceano’. Ela também afirma que cada negro é um quilombo, e que a ancestralidade se liga com o que está do outro lado do oceano. Serão exibidos filmes de vários territórios que situam essa conexão que dá sentido a entendermos o Brasil Negro como uma identidade diversa, potente e importante”, diz Clementino Junior.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A exposição “Um oceano para lavar as mãos”

Com curadoria de Marcelo Campos e Filipe Graciano, reúne obras dos artistas negros Aline Motta, Arjan Martins, Ayrson Heráclito, Azizi Cypriano, Cipriano, Juliana dos Santos, Lidia Lisbôa, Moisés Patrício, Nádia Taquary, Rosana Paulino, Thiago Costa e Tiago Sant’ana, que ocupam um espaço monumental de 3.350 metros quadrados do Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis.

A exposição acontece até 17 de setembro de 2023, de terça a domingo, e feriados, das 9h30 às 17h (conclusão do itinerário até às 18h). As visitas guiadas ocorrem de terças a domingos e feriados, das 10h às 16h30 (conclusão do itinerário até as 18h). A programação é gratuita e inclui: música, cinema, teatro, literatura, atividades infantis, oficinas e seminários. O Café Concerto do Centro Cultural Sesc Quitandinha, amplo teatro com capacidade para 270 pessoas, sedia a programação de música e cinema. A curadoria de música é do cantor, compositor, violonista e poeta baiano Tiganá SantanaFlávio Gomes, pesquisador do pensamento social e da história do racismo, da escravidão e da história atlântica, é o curador das ações da linguagem escrita, literária e oral, formatadas como seminários, na Biblioteca.

O grupo Pretinhas Leitoras, formado pelas gêmeas Helena e Eduarda Ferreira, nascidas em 2008 no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, está à frente das atividades infantis, que são feitas na Sala de Crianças do CCSQ. Para ampliar a percepção do público das obras expostas, estão programadas seis oficinas, e a primeira delas é o Ateliê de Artista, com o petropolitano Cipriano.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Programação da Mostra de Cinema

20 de agosto de 2023, domingo

16h >>> apresentação de Clementino Junior

Exibição dos filmes de curta-metragem: “Intervenção Jah” (2019, Guiné Bissau, 16 min), de Welket Bunguê; “Pattaki” (2019, Cuba, 21 min), de Everlane Moraes; “CoroAção” (2019, Brasil, 9 min), de Juciara Áwô e Luana Arah; “Alexandrina, um Relâmpago” (2022, Brasil, 11 min),  de Keila Sankofa;

 17h30 >>> Debate com Clementino Junior, Keila Sankofa e Mariana Maia, performer e roteirista de “CoroAção”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

26 de agosto de 2023, sábado

16h >>> apresentação de Clementino Junior

Exibição do filme “7 Cortes de Cabelo no Congo” (2022, Brasil, 90 min), de Luciana Bezerra, Gustavo Mello e Pedro Rossi

 17h30 >>> Debate com Clementino Junior e Luciana Bezerra

 27 de agosto de 2023, domingo – Sessão infanto-juvenil

16h >>> apresentação de Clementino Junior

Exibição dos filmes “5 Fitas” (2020, Brasil, 15 min), de Heraldo de Deus e Vilma Martins; a animação “Ewé de Òsányìn: O Segredo das Folhas” (2021, Brasil, 22 min), de Pâmela Peregrino; e  “Mandinga”  (2016, Brasil, 14 min), de Wagner Novais.

17h30 >>> Debate com Clementino Junior e Pâmela Peregrino

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: