
Uma técnica que combina a bateria (instrumento musical), fisioterapia e terapia, desenvolvida pelo músico brasileiro Gus Conde, vem sendo aplicada na rede de policlínicas do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santos. No mês passado, a Secretaria de Saúde do município promoveu a capacitação de profissionais para a utilização do método. As oficinas foram realizadas pelo próprio Gus Conde.
A bateroterapia foi criada pelo músico em 2006, quando ele estava radicado em Los Angeles (Califórnia, Estados Unidos). Gus Conde é de Santos, e sua trajetória artística inclui atuação na Banda Odum e trabalhos com Rihanna e Shakira.
Como Funciona
O método desenvolve motricidade e faculdades cognitivas, por meio de exercícios rítmicos. Os participantes se utilizam de um par de baquetas em dinâmicas concebidas exclusivamente para o método. Os exercícios rítmicos são guiados pelo tempo do metrônomo ou de músicas. Essa integração entre movimentos coordenados dentro de um tempo rítmico ativa conexões neurais que favorecem o aumento significativo das funções motoras e habilidades cognitivas, promovendo uma longevidade saudável.
A Origem
Gus Conde começou a desenvolver a técnica a partir de exercícios que realizava, com um aluno seu, em parceria com a Universidade da Califórnia. “O resultado foi tão positivo que se tornou objeto de estudo científico e, então, um método. Gus trouxe a bateroterapia para o Brasil e contou com a ajuda de fisioterapeutas para desenvolver uma série de exercícios e protocolos especificamente para o método”, destaca texto de divulgação.
As oficinas conduzidas por Gus Conde aos profissionais das policlínicas do SUS em Santos foram voltadas principalmente aos condutores do “Programa Movimente-se com Música e Dança”. “A iniciativa faz parte do eixo Saúde e Bem-Estar do programa Santos Viva + Saúde para a Longevidade, da Assessoria Especial da Longevidade, e visa levar para as policlínicas atividades que vão trabalhar a coordenação motora, consciência corporal, raciocínio e memória do público sênior”, informa a Prefeitura de Santos.

A assessora especial de longevidade da Secretaria de Saúde de Santos, Ana Bianca Ciarlini, ressalta que há vários perfis de pessoas maduras vivendo na cidade. “Por isso”, explica ela, “a importância de se trabalhar de forma biopsicossocial e, no caso da bateroterapia, enfatiza-se a melhora da coordenação motora, cognição mental e ritmo”.
Fonte: Texto publicado orginalmente no site Rede Macuco, com informações de Z1 Press Comunicação e Prefeitura de Santos.
Link direto: http://www.redemacuco.com.br/2023/09/12/bateroterapia-criada-por-musico-brasileiro-ativa-habilidades-motoras-e-cognitivas/
Deixe seu comentário