Galerias brasileiras chegam a Londres para a Frieze Masters, 1-54 London e primeira edição do prêmio BREEZE

Osvaldo Carvalho Carites 2020. Acrilica sobre tela, 130x191cm. Crédito: Janaina Torres Galeria.

Com o apoio do Projeto Latitude, realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), as galerias Gomide&co, Fortes D’Aloia & Gabriel, Portas Vilaseca e Janaina Torres marcam presença em eventos de arte contemporânea que prometem movimentar Londres no mês de outubro.

Gomide&co e Fortes D’Aloia & Gabriel estarão na Frieze Masters 2023, que acontece de 11 a 15 de outubro, no The Regent’s Park, e reúne mais de 130 galerias 46 países, que apresentarão mais de seis milênios de arte – desde antiguidades raras a pinturas de antigos mestres e obras-primas do século XX. A Portas Vilaseca Galeria estará na 1-54 LondonFeira de Arte Africana Contemporânea, que acontece na Somerset House, de 12 a 15 de outubro, e que, nesta edição, contará com 62 expositores internacionais de mais de 30 países. E a Janaina Torres Galeria estará na primeira edição do prêmio BREEZE, projeto da Embaixada do Brasil em Londres.

Amadeo Luciano Lorenzato(1900-1995)Sem título, 1986. Assinada e datada (inferior direito), Óleo sobre placa, 50 x 39cm. Crédito: Gomide&Co.

Para a Frieze Masters 2023, a Gomide&Co apresenta uma exposição solo do artista brasileiro Amadeo Luciano Lorenzato (1900-1995), com uma ampla seleção de pinturas. De singular importância para o panorama da pintura brasileira do século XX, Lorenzato reúne em sua poética aspectos autobiográficos com expressões estéticas e culturais brasileiras, simultaneamente atento ao cenário da pintura moderna internacional. Sua sensibilidade pictórica revisita uma diversidade de paisagens imaginárias, mas não menos autênticas. Figurativas ou abstratas, suas obras emergem de uma realidade vívida, assim como despertam uma memória afetiva e, por vezes, nostálgica.

A Fortes D’Aloia & Gabriel e a Sadie Coles HQ co-apresentam Lucia Laguna na Frieze Masters 2023, como parte da seção Studio, com curadoria de Sheena Wagstaff, que explora o papel do espaço de trabalho na prática de artistas contemporâneos. A seleção inclui pinturas e desenhos que vão de 2004 a 2023, permitindo uma visão abrangente das investigações da artista do espaço abstrato e da figuração em múltiplas camadas.

Lucia Laguna – Paisagem nº 145, 2023. Acrílica sobre tela, 200 x 150 cm. Crédito: Fortes D’Aloia & Gabriel.

Três séries distintas são apresentadas aqui: os trabalhos de início de carreira Entre a Linha Vermelha e a Linha Amarela e Pequenos Formatos, que investigam a abstração geométrica em pequenos formatos. A sua série posterior Paisagem introduz elementos figurativos no ambiente pictórico de Laguna, com formas reconhecíveis como fontes, azulejos e uma fachada emergindo entre os fragmentos desalojados de paisagem.

Para a 1-54 London, a galeria Portas Vilaseca levará uma exposição solo de Gustavo Nazareno (1994, Três Pontas, MG. Vive e trabalha em São Paulo, SP), cuja prática artística é guiada pela pintura a óleo e pelo desenho em carvão. Sua obra parte de um minucioso estudo da anatomia humana e de investigações em torno das poéticas e políticas do corpo.

Gustavo Nazareno – Pequenos passos para dominar o sol, 2023 – óleo sobre linho – 50 x 50 cm. Crédito: Estúdio em obra, Portas Vilaseca Galeria.

Sua pesquisa é influenciada pelo panteão Iorubá afro-brasileiro, principalmente Exu – o orixá das qualidades humanas, que se manifesta com toda a sua força mítica no campo pictórico. Suas referências transitam pela iconografia renascentista e barroca, e também pela história da moda e seus desdobramentos contemporâneos.

Já a Janaina Torres Galeria representa a exposição Falsa Simetria, do pintor contemporâneo brasileiro Osvaldo Carvalho, vencedor do BREZE Award 2023, prêmio concedido pela Embaixada do Brasil em Londres e que foi projetado para promover a arte contemporânea brasileira para um público global e fortalecer seu lugar no mercado de arte internacional. A mostra investiga a dinâmica do poder em cores cativantes e ousadas e imagens derivadas da cultura de massa, e representações evocativas de espaços públicos e privados. Sua paleta de cores sempre vibrante, juntamente com a justaposição de elementos, convida o espectador a refletir sobre as contradições da sociedade moderna, as consequências diretas de seu sistema explorador e questões sociais urgentes que vão além da sociedade brasileira.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading