Iniciativa Cinturão e Rota: Um caminho de abertura na nova era para o mundo – (Texto 1)

O presidente chinês, Xi Jinping, posa para uma foto de grupo com convidados ilustres que participam do terceiro Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional no Grande Salão do Povo em Pequim, capital da China, em 18 de outubro de 2023. Crédito: Huang Jingwen/Xinhua.

O 3º Fórum Cinturão e Rota para Cooperação Internacional, sob o tema de “Cooperação Cinturão e Rota de alta qualidade, juntos pelo desenvolvimento e prosperidade comuns”, ocorreu em Beijing, capital da China, nos últimos dias 17 e 18 de outubro deste de ano. Assim, a Intertelas inicia o compartilhamento de seis textos enviados pelo Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, no intuito de ajudar a ampliar o conhecimento deste projeto global que já ocorre há 10 anos, mas que o Brasil pouco sabe e debate a respeito. Confira o texto abaixo.

“As antigas Rodas da Seda, estendem-se por mais de milhares de quilômetros e com uma história milenar, interligam as diferentes civilizações, religiões, nações e povos de diferentes cores da Ásia, Europa e África, abrem a nova janela para intercâmbio amigável entre os países, e escrevem o novo capítulo da abertura e o progresso da humanidade. Como uma nova ampliação do modelo de abertura ao exterior e uma importante medida para a nova rodada da abertura ao exterior, a Iniciativa Cinturão e Rota, com a sua raiz na China, abraça o mundo. Nos últimos dez anos, a China aberta está de mãos dadas com cada vez mais parceiros para construir um mundo melhor.

Promover compartilhamento e inclusão através da abertura

A Iniciativa Cinturão e Rota dá continuidade ao espírito da Rota da Seda, que tem como núcleo paz, cooperação, abertura, inclusão, aprendizagem mútua, benefícios mútuos e ganhos compartilhados, e está sempre aberta a todos os países. A iniciativa Cinturão e Rota não tem vinculação ideológica nem limita os valores; não nasce pela confrontação entre forças nem existe por divisão dos blocos.

Ao contrário dos pequenos blocos e grupos criados por alguns países, a cooperação Cinturão e Rota é uma grande família com base no princípio de consulta extensiva, contribuição conjunta para benefícios compartilhados. Até junho do ano corrente, a China celebrou mais de 200 documentos de Cinturão e Rota com mais de 150 países e mais de 30 organizações internacionais. Segundo os observadores dos assuntos internacionais: “Nunca existiu alguém que tenta conectar tantos países e continentes na área econômica através de uma série de políticas“.

Estreitar o laço de cooperação através da abertura

Como um bem público e uma plataforma de cooperação internacional popular, o Cinturão e Rota promove fortemente a interconectividade e a melhor integração dos países e as regiões relevantes às cadeias produtivas, de suprimentos e de valores globais e abre um espaço mais amplo de desenvolvimento. É um caminho brilhante em que a China compartilha oportunidades com o mundo e busca juntos o desenvolvimento.

Dez anos após o início da Iniciativa Cinturão e Rota, mais de 3000 projetos de cooperação têm sido estabelecidos, alavancando investimento no valor de aproximadamente um trilhão de dólares americanos. Daí muitos lugares emblemáticos nacionais, projetos relacionados à vida dos povos e monumentos de cooperação têm sido criados.

A Ferrovia China-Laos fez com que o Laos se transformou de um país sem litoral em um país ligado ao exterior por vias terrestres. A Ferrovia Mombasa-Nairóbi contribuiu com mais de 2 pontos percentuais para o crescimento econômico local. O número total de viagens de trens de carga China-Europa ultrapassou 73 mil. A cooperação Cinturão e Rota tornou-se um merecido “cinturão de desenvolvimento” e uma “rota de felicidade”.

Resolver problemas de desenvolvimento através da abertura

Com a construção de uma plataforma aberta de cooperação, a Iniciativa Cinturão e Rota promove a formação de um sistema de regras internacionais do comércio e investimento justo, equitativo e transparente e ajuda a realizar a globalização econômica mais aberta, inclusiva, equilibrada e benéfica para todos. O funcionamento eficaz das novas ferramentas, como o Banco de Investimento de Infraestrutura Asiática, os empréstimos especiais do Cinturão e Rota, o Fundo da Rota da Seda e os títulos temáticos da Rota da Seda, ajuda a resolver a dificuldade em obter empréstimos e reduzir o custo do financiamento.

As novas plataformas internacionais de desenvolvimento e cooperação, como a Aliança de Cidades Sustentáveis do Cinturão e Rota e a Coalizão Internacional do Desenvolvimento Verde da Iniciativa Cinturão e Rota, oferecem mais oportunidades e espaço de desenvolvimento para os países em desenvolvimento e ajudam a reduzir o fosso de desenvolvimento. Segundo a estatística do Banco Mundial, é previsto de que até 2030, a Iniciativa Cinturão e Rota tirará 7,6 milhões de pessoas da pobreza absoluta e 32 milhões de pessoas da pobreza média.

Como um ditado chinês diz: “A confluência incessante dos rios faz o oceano profundo”. No ano corrente (2023), a China sediou o Terceiro Fórum Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional. Uma China mais aberta terá o melhor intercâmbio com o mundo e trará mais progresso e prosperidade para si própria e para o mundo”.

Um comentário em “Iniciativa Cinturão e Rota: Um caminho de abertura na nova era para o mundo – (Texto 1)

Adicione o seu

  1. O Intertelas realiza importante trabalho jornalístico pautado na ética do esclarecimento comprometido com a verdade. Parabéns e agradecimento à editora e colega Alessandra. Maria Luiza Franco Busse, jornalista.🌺

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: