Think Thank Diálogo Interamericano e JALAC promovem evento online sobre políticas do Japão para a América Latina

Crédito: https://www.thedialogue.org/

O think tank Diálogo Interamericano e a Associação Japonesa da América Latina e do Caribe (JALAC, em inglês) promovem, no dia 25 de outubro, quarta-feira, às 10h (horário de Brasília), o nono encontro online e aberto ao público “Construindo Resiliência Econômica – Envolvimento do Japão para um engajamento com a América Latina”. Conforme informado, a inciativa será realizada em inglês, com tradução simultânea para espanhol disponível para aqueles que participarem do evento online através do Responda Por Favor (RSVP, em francês). Os participantes estão convidados a enviar perguntas usando a função Q&A no Zoom. Para realizar a sua inscrição, acesso a página do evento (clique aqui). Será possível também acompanhar a discussão no Twitter em #LACJapanUS@The_Dialogue .  

O painel conta com vários especialistas que debatem questões como a evolução do envolvimento japonês com a região para acomodar mudanças nas condições globais e regionais, e as possibilidades para uma cooperação reforçada entre o Japão e a América Latina em questões de interesse comum. São eles: o vice-presidente da Associação Japonesa da América Latina e do Caribe e professor da Universidade de Kobe, Nobuaki Hamaguchi; o diretor geral do Escritório de Assuntos para a América Latina e o Caribe, Ministério das Relações Exteriores do Japão, Yasushi Noguchi; o professor da Associado da Fundação Getulio VargasOliver Stuenkel; a oficial de Assuntos Econômicos, Escritório de Washington, Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe, Raquel Artecona; o ex-vice-ministro de Assuntos Internacionais, Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão e ex-embaixador do Japão no Chile, Hidenori Murakami; o diretor adjunto da Divisão Central e do Caribe, Departamento da América Latina e do Caribe da Agência de Cooperação Internacional do Japão, Makoto Hirata; o bolsista sênior do Diálogo Interamericano, Michael Mudador; e a diretora do Programa Ásia e América Latina do Diálogo Interamericano, Margarete Myers.

ONLINE EVENT: Building Economic Resilience—Japan’s Evolving Approach to Engagement with Latin America

Segundo texto divulgado pelo evento, a importância da América Latina na arquitetura econômica e política global cresceu imensamente no meio da turbulência geopolítica em curso. A região tem historicamente desempenhado um papel crítico como fornecedora de alimentos e de uma ampla variedade de outras matérias-primas para grande parte do globo. Agora, a prevalência de minerais críticos posicionou a região como um nó essencial nas cadeias de abastecimento industrial.

O texto ainda acrescenta que, durante décadas, o Japão criou parcerias na América Latina que se baseiam, pelo menos parcialmente, nos seus recursos abundantes. Mas, os interesses do Japão na América Latina são cada vez mais abrangentes, especialmente desde a introdução da política externa transformadora “Juntos!” do falecido primeiro-ministro Shinzo Abe. As empresas japonesas e as agências governamentais procuram oportunidades em uma gama mais ampla de setores econômicos e em apoio a alguns dos objetivos de desenvolvimento mais prementes da região.

O texto também menciona que os princípios avançados na recente Cimeira do G7 em Hiroshima – incluindo a segurança alimentar, a obtenção de cadeias de abastecimento industriais seguras e resilientes e a salvaguarda dos valores democráticos – também figuram de forma proeminente na abordagem atual do Japão à América Latina e grande parte do resto do Sul Global. Assim, como está evoluindo o envolvimento japonês com a região para acomodar as mudanças nas condições globais e regionais?

Quais são as possibilidades para uma cooperação reforçada entre o Japão e a América Latina em questões de interesse comum, incluindo a segurança alimentar, a resiliência econômica e a integridade das instituições democráticas? Em que setores e países o envolvimento do Japão tem sido mais favorável aos objetivos econômicos e políticos da América Latina e poderão estes exemplos ser replicados em outras partes da região? Estas e outras perguntas o nono encontro, organizado pelo think tank Diálogo Interamericano e a Associação Japonesa da América Latina e do Caribe, tentará responder.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: