
Nos dias 20 e 21 de setembro de 2025 foi realizada no Centro de Congressos do World Trade Center, em Moscou, a Assembleia Pública Mundial 2025, “Um Novo Mundo de Unidade Consciente”. O evento reuniu importantes especialistas, pesquisadores e representantes de organizações internacionais. O primeiro dia do fórum incluiu uma seção intitulada “América Latina – Grande Eurásia: Uma Era de Novas Oportunidades Estratégicas“, na qual foram discutidos novos horizontes de cooperação e iniciativas conjuntas. A Assembleia demonstrou que as tradições e os valores de diferentes povos podem não apenas coexistir, mas também se enriquecer mutuamente, abrindo novas perspectivas para o desenvolvimento compartilhado.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, o prefeito de Moscou, Sergei Sobianin, o secretário-geral da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), Nurlan Iermekbaiev, o secretário-geral da CEI, Sergei Lebedev, a presidente do Conselho da Federação, Valentina Matviienko, o chefe da Rossotrudnichestvo, Ievgeni Primakov, o secretário de Estado da União, Sergei Glaziev, o alto representante do Secretário-Geral da ONU para a Aliança das Civilizações, Miguel Angel Moratinos, e o cosmonauta russo Ivan Wagner dirigiram-se aos participantes e organizadores do fórum com discursos de boas-vindas. Entre os convidados ilustres, estavam prefeitos de cidades estrangeiras e empresários da África, Ásia e América Latina. O encontro foi coberto por mais de 200 jornalistas de todo o mundo.
A organização pública regional “BRICS: Mundo das Tradições” participou da seção América Latina com apresentações da etapa brasileira do Programa Sociocultural e Empresarial Internacional e Inter-regional “Os Povos do BRICS Escolhem a Vida” e apresentou uma série de projetos que estão sendo implementados em cidades brasileiras em outubro de 2025, sendo o principal deles “Os Grandes Mestres do BRICS: O Código Cultural e Moral da União”.
Liudmila Leonidovna Sekatcheva, presidente da “BRICS: Mundo das Tradições” e diretora do programa “Os Povos do BRICS Escolhem a Vida”, discursou na sessão. Ela observou que a América Latina oferece hoje oportunidades únicas para o diálogo e a unificação das nações, enfatizando a importância da educação, do esclarecimento e da cultura como base para a implementação conjunta de projetos internacionais e a cura moral dos indivíduos e da sociedade. Juntaram-se a L.L. Sekacheva na sessão as alunas do segundo ano de graduação da Academia Presidencial: Iana Slepovicheva, Daria Kiseleva e Antonina Mikhina; Maria Dobrotina, aluna do terceiro ano de graduação do Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou (MGIMO); e Daria Karaseva, aluna do segundo ano de mestrado do MGIMO e coordenadora da etapa brasileira do programa.
A apresentação da delegação brasileira, que apresentou iniciativas de apoio aos povos indígenas, preservação das tradições musicais e desenvolvimento do turismo artesanal, atraiu especial atenção dos participantes da seção latino-americana. “Acreditamos que as tradições não são apenas memória, mas também um recurso para o futuro. Os BRICS nos oferecem uma oportunidade única de unir forças para preservar nossa identidade cultural“, observou um dos membros da delegação. Segundo o moderador da seção, Nikita Anisimov, membro da Câmara Cívica da Federação da Rússia: “esforços conjuntos criarão um espaço de unidade no qual os valores de respeito mútuo e cooperação se tornarão a base para o futuro“. A assembleia tornou-se uma plataforma de comunicação informal entre representantes de organizações públicas e instituições educacionais.
O evento confirmou a importância do componente cultural na política internacional. A assembleia provou que as tradições não são algo do passado, mas sim um recurso para o futuro. Como parte da Assembleia Pública Mundial ocorreu um debate informal entre a organização pública “BRICS: Mundo das Tradições” e a Nueva Tecnología, durante o qual os participantes trocaram ideias e opiniões sobre projetos promissores no setor empresarial. Ao final de seu discurso, a presidente da “BRICS: Mundo das Tradiçoes” citou um provérbio brasileiro, que se tornou o lema do projeto “OsGrandes Mestres do BRICS: “Amigo não é aquele que diz para seguir em frente, mas aquele que diz para seguirmos juntos“.
Fonte: Texto originalmente publicado em russo no https://mos.news/
Link direto: Проект «Великие учителя БРИКС» на Всемирной общественной Ассамблее в Москве | Новости MOS.NEWS
Tradução e adaptação – Alessandra Scangarelli Brites – Intertelas


Deixe seu comentário