Mostra “Cinema de Resistência & Debate” analisa momentos históricos de lutas sociais

O filme “Fuga de Sobibor” (1987), de Jack Gold, abre a Mostra “Cinema de Resistência & Debate”. Leon Feldhendler (Alan Arkin, à esquerda) e Aleksandr Petcherski (Rutger Hauer, à direita).

O Sindicato dos Engenheiros no estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) convida o público geral para a exibição dos próximos quatro filmes de sua Mostra que abordam importantes questões da história mundial. A entrada é franca e cada projeção é seguida de um debate. O evento ainda vai contar com a presença do historiador Francisco Teixeira, do cientista político Jorge Folena, do presidente da Senge-RJ Olimpio Alves dos Santos e do diretor Silvio Tendler que vai promover uma discussão sobre o seu documentário “Privatizações: a distopia do capital“, produção cinematográfica que encerra as atividades da programação, no dia 6 de setembro.

Nesta quinta, dia 26 de julho, os cariocas poderão assistir ao filme “Fuga de Sobibor“, baseado no livro escrito por Richard Raschke, dirigido por Jack Gold e lançado em 12 de abril de 1987. A obra dramatiza a história real de membros de um movimento de resistência do centro de extermínio de Sobibor, onde ocorreu a única revolta bem sucedida de prisioneiros de um campo alemão. Em 14 de Outubro de 1943, os revoltosos conseguiram matar secretamente onze guardas da Schutzstaffel e alguns ucranianos. Inicialmente, almejavam matar todos os integrantes da SS, mas com a descobertas das mortes, os prisioneiros tiveram de escapar antes do planejado.

Aleksandr Petcherski (à esquerda) e Leon Feldhendler (à direita) lideraram a única revolta bem-sucedida de um campo de concentração nazista.

Dos 600 prisioneiros usados como escravos, 300 conseguiram fugir. Nesta trama, os atores Rutger Hauer e Alan Arkine encarnam, respectivamente, as figuras de Aleksandr Petcherski e Leon Feldhendler, líderes do movimento de resistência na vida real e testemunhas de uma das maiores atrocidades humanas já ocorridas.

Esta e as demais obras cinematográficas a serem exibidas ocorrerão na sede do Sindicato, Avenida Rio Branco, 277, auditório, 17° Andar, local oficial do evento. A estação de metrô mais próxima é a Cinelândia.

Abaixo segue a programação do evento:

Veja os trailers dos quatro filmes que fazem parte da Mostra “”Cinema de Resistência & Debate”:

“Fuga de Sobibor” (1987), dirigido por Jack Gold.

“O espírito de 45” (2013), dirigido por Ken Loach.

“Sessão Especial de Justiça” (1974), dirigido por Costa-Gravas.

“Privatizações: a distopia do capital” (2014), dirigido por Silvio Tendler.

Para outras informações acesse o site do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: