Em vários países, continuam as comemorações do centenário de Ingmar Bergman, diretor suéco, nascido em 14 de julho de 1918, premiado por festivais como Cannes, Veneza e Berlim, ganhando ainda três Oscars na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Dirigiu mais de 70 produções, entre cinema, televisão, teatro e peças para rádio. No Brasil, a mostra Centenário Ingmar Bergman apresenta algumas de suas principais obras restauradas. O evento já passou por São Paulo, Recife, Belém e Brasília, Florianópolis (SC), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Palmas (TO).
De 9 a 15 de agosto, o público de Barueri, Jundiaí, Ribeirão Preto, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís e Manaus terão a oportunidade de assistir aos filmes da mostra. Entre eles estão obras consideradas clássicos do cinema mundial: “Persona”, “Sonata de Outono”, “Gritos e Sussurros”, “O Sétimo Selo” e “Morangos Silvestres”.

Outro ponto alto das homenagens prestadas a um dos maiores cineastas da sétima arte é o documentário “Bergman – 100 anos”, assinado pela diretora Jane Magnusson. O filme destaca o ano de 1957, período em que o diretor realizou algumas de suas principais obras. Há cenas dos bastidores, entrevistas com atores, diretores, produtores, entre outros que trabalharam ao lado do sueco.

Na Suécia, seu país natal, até o fim do ano uma série de homenagens foram programadas, com exibição de filmes, exposições e publicações. Segundo a agência EFE, a Fundação Ingmar Bergman e o Instituto de Cinema Sueco exibirão filmes em todo o país e o canal público “SVT” terá uma programação especial na Ilha de Farö, onde ele morou durante o exílio e passou os últimos anos de vida. Museus, teatros e outros espaços públicos na capital do país, Estocolmo, realizam diversos eventos com lançamento de novas biografias, análises de obras, exposições e adaptações de algumas das suas produções, além da estreia de peças inspiradas no cineasta e em sua trajetória.
Para mais informações acesse o site Cinema de Arte.
Trailer do documentário “Bergman – 100 anos”, dirigido por Jane Magnusson.
Deixe seu comentário