Mostra do Centenário de Ingmar Bergman chega a outras cidades brasileiras

Em vários países, continuam as comemorações do centenário de Ingmar Bergman, diretor suéco, nascido em 14 de julho de 1918, premiado por festivais como Cannes, Veneza e Berlim, ganhando ainda três Oscars na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Dirigiu mais de 70 produções, entre cinema, televisão, teatro e peças para rádio. No Brasil, a mostra Centenário Ingmar Bergman apresenta algumas de suas principais obras restauradas. O evento já passou por São Paulo, Recife, Belém e Brasília, Florianópolis (SC), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Palmas (TO).

De 9 a 15 de agosto, o público de Barueri, Jundiaí, Ribeirão Preto, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís e Manaus terão a oportunidade de assistir aos filmes da mostra. Entre eles estão obras consideradas clássicos do cinema mundial: “Persona”, “Sonata de Outono”, “Gritos e Sussurros”, “O Sétimo Selo” e “Morangos Silvestres”.

O diretor com os atores Liv Ullmann e Erland Josephson de “Cenas de um Casamento”.

Outro ponto alto das homenagens prestadas a um dos maiores cineastas da sétima arte é o documentário “Bergman – 100 anos”, assinado pela diretora Jane Magnusson. O filme destaca o ano de 1957, período em que o diretor realizou algumas de suas principais obras. Há cenas dos bastidores, entrevistas com atores, diretores, produtores, entre outros que trabalharam ao lado do sueco.

Cena do filme “O Sétimo Selo”.

Na Suécia, seu país natal, até o fim do ano uma série de homenagens foram programadas, com exibição de filmes, exposições e publicações. Segundo a agência EFE, a Fundação Ingmar Bergman e o Instituto de Cinema Sueco exibirão filmes em todo o país e o canal público “SVT” terá uma programação especial na Ilha de Farö, onde ele morou durante o exílio e passou os últimos anos de vida. Museus, teatros e outros espaços públicos na capital do país, Estocolmo, realizam diversos eventos com lançamento de novas biografias, análises de obras, exposições e adaptações de algumas das suas produções, além da estreia de peças inspiradas no cineasta e em sua trajetória.

Para mais informações acesse o site Cinema de Arte.

Trailer do documentário “Bergman – 100 anos”, dirigido por Jane Magnusson.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: