A 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema segue com suas atividades até o dia 27 de agosto, na capital paulista. A exibição dos filmes ocorre no CineSesc,Centro Cultural Banco do Brasil – SP e Cinema Reserva Cultural. O objetivo principal do evento, conforme o grupo organizador da Mostra, é salientar o reconhecimento cultural entre o Brasil, América Latina e Mundo Árabe, promovendo uma aproximação cultural das regiões. Especificamente, a Mostra busca retratar a realidade política, social e cultural dos países árabes, rompendo com estereótipos e simplificações.
A sofisticação estética pode ser constatada não apenas nos panoramas tradicionais do cinema árabe e palestino, mas também nas seções especiais que esta atual edição disponibiliza, como: “Diálogos Árabes-Latinos” e “Franco-Árabe“, que englobam outras realidades das provenientes especificamente do Oriente Médio. Com 23 filmes e 54 exibições de títulos que obtiveram destaque no Berlinale International Film Festival, Dubai International Film Festival, Arab Film Awards, Toronto International Film Festival, Locarno International Film Festival e Athens International Film Festival , o evento está possibilitando ao público geral paulista o acesso a uma programação de qualidade.
Conforme o site da Mostra, a circularidade, migrações e diálogos interculturais são temas especialmente importantes para a direção cultural deste ano. Paralelamente, buscou-se fomentar espaços de encontros e debates com diretores do Mundo Árabe, Latino, ou que dialoguem com a temática árabe, com sessões seguidas de conversa, mesas redondas e uma exibição especial do Cineclub com café-da-manhã seguido de filme, que acontece no dia 26/08, às 9h30. O filme apresentado será Boa Sorte Argélia, de Fami Bentoumi.
Para conferir o restante das atrações e ter mais informações acesse o site da 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema
Deixe seu comentário