África tem seu primeiro festival de filmes online

Crédito: OAFF.

A primeira edição do Festival Africano de Cinema Online (OAFF), que vai de 15 de novembro a 15 de dezembro de 2018, apresentará 30 obras entre  longa metragem, curta, ficção e documentários de 10 países da África. Em entrevista a Angeles Lucas, da versão espanhola do jornal El País, o diretor do Festival de Cinema Africano de Tarifa-Tânger (FCAT) Mane Cisneros afirmou ser esta uma iniciativa histórica para o cinema africano, em que 30 filmes poderão ser vistos durante um mês em escala planetária. O projeto é fruto de um trabalho elaborado pelo franco-senegalês Jean Fall que em 2015 fundou a  associação Cinewax para promover filmes africanos na França e que, pela primeira vez, promove este evento.

Segundo informa o El País, o evento ainda contará com um júri e terá quatro categorias: seção oficial, documentários, afrodiáspora e clássicos. Em cada um deles participarão cinco filmes, e o júri, composto por cinco africanos, dois norte-americanos e um francês, votará na seção oficial e nos curtas. “Hoje ainda existem estereótipos persistentes sobre a África, suas culturas e seus povos, e pensamos que são os africanos que precisam apropriar-se de sua cultura e identidade, e não outros que a definem”, conclui Fall.

Ainda de acordo com noticiado pela OAFF, eventos de abertura serão realizados com exibições em 10 cidades da África, Europa e América (París, Abidjan, Dakar, São Francisco, Acra, Cali, Lagos, Johannesburgo, Bruxelas e Londres), e os filmes podem ser vistos on-line em 20 países nesses três continentes (França, Reino Unido, Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Espanha, Suécia, Senegal, Costa do Marfim, Gana, Quênia, África do Sul, Nigéria, Egito, Marrocos, Tunísia, Colômbia, Canadá e Estados Unidos). Conforme a assessoria da Cinewax, a missão que lhes compete através do trabalho de âmbito internacional, em conjunto com associações, cinemas e distribuidores de filmes, é criar uma rede de cinemas de vizinhança solidária na África, promovendo a cultura e criando oportunidades de emprego localmente. Para mais informações acesse a página do Online African Film Festival

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: