Fotorreportagem Intertelas: Rio Matsuri 2019 – as faces históricas de um Japão em constante mudança

Crédito: Mariana S. Brites – Revista Intertelas.

Em um cenário geopolítico em que novos e antigos países surgem e ressurgem, a imagem e outras formas assertivas de poder tornam-se ferramentas essenciais em uma conjuntura onde a capacidade de atrair e influir é fundamental. Após décadas de estreita cooperação com o Brasil, o Japão percebe que já necessita dividir a atenção do público brasileiro com outros países asiáticos importantes, a exemplo de China e Coreia.

Para tanto, a segunda edição do Rio Matsuri, festival de cultura japonesa, realizado de 25 a 27 de janeiro deste ano, buscou salientar e sintetizar ao público carioca as diversas facetas que o país do sol nascente possui, no intuito de registrar na memória brasileira uma lembrança positiva do Japão, dos japoneses e da maior comunidade nipônica que reside nestas terras sul-americanas. Exaltado por uns, e buscando superar as expectativas de outros participantes em futuras edições, o evento começa, aos poucos, a estabelecer no calendário da segunda maior cidade do Brasil um encontro anual para estar um pouco mais próximo do Japão.

Neste publicação eletrônica, busca-se sempre avaliar o exercício do Soft Power (poder suave): a capacidade que um país tem de moldar as preferências e interesses de outros, conforme os seus objetivos, utilizando-se do poder de atração. Neste festival, o país asiático certamente visa ampliar e resgatar suas diversas ferramentas culturais, tecnológicas, científicas e educativas em sua relação com o Brasil. Nesta fotorreportagem da Revista Intertelas, produzida por Mariana S. Brites, integrante de nossa equipe, busca-se trazer ao leitor um pouco de como se deu esta iniciativa que, pelo jeito, objetiva ser aprimorada a cada ano, trazendo novidades e buscando consolidar por outras décadas seguintes uma relação já centenária entre japoneses e brasileiros.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading