A formalização do exército popular da Coreia

Primeira parada militar do Exército Popular da Coreia, há exatos 71 anos, em 8 de fevereiro de 1948. Crédito: Facebook Lucas Rubio.

No dia 8 de fevereiro de 2019, foi celebrado os 71 anos de formalização do Exército Popular da Coreia (EPC) como Forças Armadas Oficiais da República Popular Democrática da Coreia. A história do E.P.C. remonta a 25 de abril de 1932, data em que o revolucionário coreano Kim Il-sung fundou o Exército Popular Revolucionário da Coreia com o objetivo de combater a ocupação japonesa sobre a península coreana. Em 1945, esse exército alcançou o sucesso em seu objetivo central.

O Presidente KIM IL SUNG formaliza o Exército Popular. Crédito: Facebook Lucas Rubio.

No ano de 1948, três anos depois da divisão da Coreia em dois Estados diferentes pelos Estados Unidos, mais especificamente em fevereiro, o Exército Popular Revolucionário da Coreia foi oficializado como as Forças Armadas regulares do país. O Estado coreano só seria formado de fato em setembro de 1948.

Para marcar a formalização e a troca de nome do E.P.R.C. para Exército Popular da Coreia, foi realizada uma gigantesca parada militar na cidade de Pyongyang, capital do norte, no dia 8 de fevereiro de 1948. Quem chefiou a parada foi o próprio presidente Kim Il-sung, que recebeu uma calorosa recepção dos militares participantes do grande evento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nessa ocasião, o líder nacional proferiu seu histórico discurso de fundação do Exército Popular. Uma grande manifestação popular tomou conta da capital revolucionária logo após a parada. O povo saiu às ruas para saudar e entregar flores para os militares e para apoiar o exército responsável pela libertação do país. As ruas foram tomadas por milhares de pessoas que carregavam placas e cartazes escritos em coreano, algo irrealizável anos antes por conta da proibição dos japoneses do exercício da língua coreana.

O comandante supremo Kim Il-sung ainda jovem. Para ler o seu discurso, proferido durante Parada Militar em 8 de fevereiro de Juche 37 (1948), clique na foto. Crédito: A Voz do Povo de 1945.

O Exército Popular da Coreia, apenas dois anos depois, enfrentaria os Estados Unidos durante a Guerra de Libertação da Pátria (ou Guerra da Coreia como chamamos por aqui) e, em 1953, alcançaria vitória no conflito ao não só conseguir manter suas posições, como também forçar os EUA a assinarem um armistício. Outro grande momento histórico do Exército Popular da Coreia, que hoje completa 71 anos de oficialização, foram os difíceis anos da década de 1990.

Cercado e sufocado pelos Estados Unidos e em dificuldades econômicas por uma série de motivos, o país nos anos 1990 viveu uma crise aguda que ameaçou sua soberania e independência. Para sair dessa situação, o exército tornou-se um dos atores primordiais da Revolução Coreana e conseguiu driblar as manobras dos EUA para atacar militarmente a Coreia.

primeira parada militar do Exército Popular da Coreia, há exatos 71 anos, em 8 de fevereiro de 1948. Crédito: Facebook Lucas Rubio.

Foi nesse período que o E.P.C. começou, sob o comando de Kim Jong-il, o desenvolvimento de bombas atômicas e mísseis cada vez mais potentes como meio de auto-defesa e dissuasão. Hoje o Exército Popular da Coreia é uma das Forças Armadas mais formidáveis e temíveis do mundo em terra, ar e água e constitui um dos maiores efetivos numéricos do mundo (o 4º!), com grande participação feminina e com fileiras intermináveis de soldados do povo fiéis à Revolução popular!

Lucas Rubio

Presidente do Centro de Estudos da Política Songun do Brasil e graduando em Letras: Português-Russo pela UFRJ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: