O que significa o lançamento do novo submarino norte-coreano?

O Líder Supremo da Coreia do Norte Kim Jong Un. Crédito: Agência Central de Notícias da Coreia/CEPS-BR

Há alguns anos, não recordo se dois ou três, eu fiz uma matéria que dava um dado interessante de que a República Popular Democrática da Coreia (RPDC, ou Coreia do Norte) era a dona da mais numerosa frota de submarinos do mundo. Algumas pessoas questionaram os dados (tirados das próprias fontes americanas) e tentaram subestimar essa força potencial muito estratégica e importante que são os submarinos.

Pois há poucos dias a mídia estatal da Coreia do Norte divulgou imagens do Marechal Kim Jong Un visitando um estaleiro onde está sendo concluído o mais novo e moderno submarino construído totalmente na própria Coreia com tecnologia nacional. Acho que vale citar que desde 2015 a Coreia do Norte possui mísseis capazes de serem lançados de submarinos adaptados (mísseis da série Pukguksong-1). E o novo submarino, ao que tudo indica, já foi concebido em seu desenho original tendo a capacidade de suportar mísseis (até mais que os antigos adaptados). Resta o mistério se a propulsão é nuclear ou não (a RPDC também detém tecnologia de manejo nuclear).

Crédito: Agência Central de Notícias da Coreia/CEPS-BR

O que podemos pensar a partir dessa notícia?

1. A Coreia do Norte pode ser o que você quiser, menos desatenta ou ingênua. Por mais que esteja negociando uma trégua com seus antigos inimigos, como os EUA, ela segue, apesar de tudo, investindo na modernização de suas forças militares (lembram daquele famoso ditado “se quer paz, prepara-te para a guerra”?).

2. A nota oficial da imprensa nessa manhã divulgou que Kim Jong Un elogiou os cientistas, técnicos e operários envolvidos na construção do submarino por terem “construído um submarino de novo tipo ao estilo coreano”. Isso significa que a RPDC não só sabe muito bem absorver velhos mecanismos (os antigos submarinos eram aquisições soviéticas) como também passa a manejar a tecnologia para seus interesses e necessidades.

3. A Política Songun (valorização dos assuntos militares) segue vibrante na Coreia de Kim Jong Un.

Crédito: Agência Central de Notícias da Coreia/CEPS-BR

4. A Coreia do Norte não é um país de miseráveis atrasados e dependentes de “ajuda chinesa e russa”. Ela possui uma indústria bélica, científica e tecnológica tamanha que é capaz de fazer um submarino (e qualquer um sabe que construir um submarino – ainda mais um potencialmente nuclear – não é o mesmo que construir um carro, por exemplo). 

5. Provavelmente os mísseis submarinos coreanos Pukguksong-1 já estão sendo adaptados ou já estão prontos para carregar ogivas nucleares.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Agora é só esperar essa máquina ir pra água e brincar um pouco com a cara do imperialismo. O socialismo coreano é isso aí: “ninguém pode deter a marcha do progresso econômico e científico e a Coreia está determinada a fazer o que ela quer”! E o Brasil segue com o projeto do submarino atrasado e seus idealizadores presos ou humilhados perante o público ao invés de serem exaltados.

(Detalhe curioso: o Marechal Kim Jong Un, segundo a nota, inspecionou e tomou parte das obras desde o início. Isso implica que em 2018, quando ele apertou a mão de Donald Trump pela primeira vez, ele a apertou já tendo em mente que estava pronto para qualquer cenário possível). Leia o informe oficial da Agência Central de Notícias da Coreia sobre o assunto AQUI.

Fonte: texto originalmente publicado no site do Centro de Estudos da Política Sogun do Brasil
Link diretohttps://cepsongunbr.wordpress.com/2019/07/26/opiniao-o-que-significa-o-lancamento-do-novo-submarino-norte-coreano/

Lucas Rubio

Presidente do Centro de Estudos da Política Songun do Brasil e graduando em Letras: Português-Russo pela UFRJ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: