CCBB-DF e RJ promovem a mostra “Anime: o fantástico mundo das animações japonesas”

Crédito: Mais QI Nerds.

Começou ontem a mostra “Anime: o fantástico mundo das animações japonesas”, cujas atividades ocorrem de 20 de agosto a 1 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil do Distrito Federal (CCBB-DF). Segundo divulgado pela própria instituição, o objetivo desta iniciativa é condensar diversas atrações que abordam o universo deste nicho da cultura audiovisual do Japão. Assim, na programação estão previstas:  a exibição de filmes, concurso de cosplay, debates e workshops, com direito a sessões ao ar livre durante o encerramento do evento. A entrada é gratuita com retirada de ingresso na bilheteria

A mostra ainda conta com jogos de RPG e tabuleiro, exposição de quadrinhos e mangás. Ainda, conforme informado, serão exibidos 15 filmes entre grandes títulos e obras raras, distribuídas entre os gêneros de ação, aventura, ficção científica e comédia. Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, os filmes “Pokémon O Filme 2000″ (2000), dirigido por Kunihiko Yuyama e “Pokémon 3: O feitiço dos Unown” (2001), de Kunihiko Yuyama terão exibições ao ar livre com dublagem ao vivo, realizada por dois profissionais ao lado da tela. Nestas datas também estão agendados: um concurso de cosplay – realizado abaixo da tela de projeção, jogos de dança e feira de quadrinhos, mangás e fantasias. Além destas atrações, a Central Cosplay vai realizar diversas atividades, concursos e apresentações.

Crédito: CCBB-DF.

No dia 23 de agosto, a mostra vai promover um debate sobre o filme “Vidas ao Vento e a construção de universo de Hayao Miyazaki”, após a sessão com a curadora Juliana Melo e o jornalista Max Valarezo. Já no dia 30 de agosto é a vez da produção “As Memórias de Marnie, ancestralidade e solidão” ter o seu debate, onde Juliana Melo novamente estará presente com  a cineasta Glênis Cardoso. Nesta oportunidade, o evento contará com legenda descritiva e interpretação em LIBRAS.

Nos dias 24 e 25 de agosto, a assessoria divulga que a mostra receberá alunos para o Workshop de Animação Básico, ministrado por Washington Rayk e Gyancarlo Lacerda Francischeto, profissionais reconhecidos da animação que darão noções iniciais de análise e produção de animes. Na ocasião, serão ensinados os princípios da animação, passos básicos da preparação de layout para se animar uma cena, além de uma oficina rápida de Opentoonz (software livre de animação). São 15 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas entre os dias 18 e 23 de agosto, pelo email (workshop.animemostra@gmail.com). Para mais informações, acesse o site do evento na página do Centro Cultural Banco do Brasil do Distrito Federal (CCBB-DF)

A cidade do Rio de Janeiro recebe a mostra de filmes no período que vai de 21 de agosto a 2 de setembro, também com entrada franca. Entre as produções, clássicos como “Akira” (1988),  de Katsuhiro Otomo, um grande sucesso no mundo todo que revolucionou a animação japonesa; “Paprika” (2006) e “Padrinhos de Tóquio” (2003), ambos de Satoshi Kon. A primeira foi premiado nos festivais de Annecy e Montreal; e “O Conto da Princesa Kaguya” (2013), de Isao Takahata que concorreu ao Oscar de Melhor Animação.

No dia 26 de agosto acontece, às 19h40, o debate “Paprika e o trabalho de Satoshi Kon”, com a curadora Juliana Melo e o designer e animador Daniel Pina. E no dia 28 de agosto, às 19h50, Melo e a presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) Ana Rodrigues debatem “As Memórias de Marnie – ancestralidade e mulheres no anime”. Nesta ocosião, o evento terá a presença de intérprete de LIBRAS. Para acompanhar a programação, acesse o site do Centro Cultural Banco do Brasil do Distrito Federal (CCBB-RJ)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: