4º Festival de Cinema do BRICS abre inscrições para cursos de história do cinema e encontro sobre preservação audiovisual

Crédito: Facebook 4º Festival de Cinema dos BRICS.

O 4º Festival de Cinema do BRICS abriu inscrições para cursos sobre a história do cinema da Rússia e União Soviética, Índia, China e África do Sul, além da oportunidade de participar do Encontro de Preservação Audiovisual do BRICS. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo preenchimento do formulário disponível no site do festival. Porém, é importante salientar que para garantir a vaga é preciso aguardar a confirmação por e-mail. Cada pessoa só poderá inscrever-se em um dos cursos e o número de vagas é limitado.

Segundo informado pela organização do evento, os cursos serão intensivos e ministrados por professores e pesquisadores estrangeiros, reconhecidos internacionalmente. Estes foram convidados especialmente para o festival. As aulas serão em inglês e terão tradução simultânea para o português.

Crédito: Facebook 4º Festival de Cinema dos BRICS.

O curso de história do cinema chinês será ministrado por Shi Chuan, autor de diversos livros e professor da Shangai Theater Academy, uma das mais importantes universidades dedicadas às artes do país. O arquivista e historiador Peter Bragov, recentemente contratado como curador pelo George Eastman Museum – instituição-referência quando o assunto é restauração de filmes – será o responsável pelo curso de história do cinema russo e soviético.

O crítico e pesquisador Martin Botha, autor de “South African Cinema: 1896-2010”, dará o curso sobre cinema sul-africano. E Ashish Rajadhyaksha, professor, pesquisador e um dos autores da “Encyclopedia of Indian Cinema”, será o responsável pelo curso de história do cinema indiano. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DOS CURSOS: 

História do cinema chinês: 23 a 27 de setembro, das 9h às 13h.

Local: auditório Interartes, do Instituto de Arte e Comunicação da UFF (IACS).

História do cinema indiano: 23 a 27 de setembro, das 9h às 13h.

Local: cinema Reserva Cultural.

História do cinema sul-africano: 23 a 27 de setembro, das 14h às 18h.

Local: auditório Interartes, do Instituto de Arte e Comunicação da UFF (IACS).

História do cinema russo e soviético: 30 de setembro a 2 de outubro, das 14h às 18h.

Local: auditório Interartes, do Instituto de Arte e Comunicação da UFF (IACS).

Crédito: Facebook 4° Festival de Cinema dos BRICS.

Ainda neste ano, o festival vai ter na sua programação um Encontro de Preservação Audiovisual do BRICS que será realizado de 30 de setembro a 3 de outubro de 2019, sendo constituído de mesas de apresentações formadas por pesquisadores e arquivistas, além de representantes de cinematecas do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, sempre seguidas de debate com a plateia. O encontro também contará com tradução simultânea e será aberto ao público nos seus três primeiros dias. Para realizar as inscrições preencha o formulário referente a esta iniciativa.

Crédito: Facebook 4º Festival de Cinema dos BRICS.

O objetivo desta oportunidade, segundo a assessoria do festival, é aproximar profissionais do campo da preservação audiovisual dos países do BRICS para discutir desafios comuns e desenvolver parcerias futuras. O Encontro é destinado a qualquer interessado na história, memória e salvaguarda das produções audiovisuais. A quarta edição desta iniciativa é realizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em cooperação com a Prefeitura Municipal de Niterói. Para mais informações, acesse o site 4° Festival de Cinema do BRICS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: