Seminário “Nova Rota da Seda e seus impactos para a América Latina” ocorre dia 29 de outubro no Rio

Crédito: Facebook do Ciclo de Seminários de Análise da Conjuntura Mundial.

No dia 29 de outubro de 2019, às 14h, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Largo São Francisco de Paula, 1 – Centro da cidade, ocorre o quinto seminário A Nova Rota da Seda e seus impactos na América Latina” do Ciclo de Seminários de Análise da Conjuntura Mundial, promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Geopolítica, Integração Regional e Sistema mundial – GIS/UFRJ e o Instituto Tricontinental, em parceria com outros centros de pesquisa e organizações populares e sindicais. O objetivo da iniciativa, conforme informado pela organização do evento, é “analisar os aspectos geopolíticos dos processos e projetos de integração regional em andamento na América Latina, a partir de uma visão que incorpore as estratégias em disputa: os projetos hegemônicos, a disputa pelos territórios, os recursos naturais e hidroenergéticos e o impacto desses projetos sobre as populações locais, os movimentos sociais, os Estados, a democracia, as soberanias nacionais e as políticas públicas“.

Os palestrantes que vão compôr a mesa de debate são: Paulo Nogueira Batista, ex vice-presidente do Banco dos BRICS, Monica Bruckmann, coordenadora do GIS/UFRJ Saturnino Braga, presidente do Centro Celso Furtado. As inscrições são gratuitas e serão emitidos certificados de participação.

Conforme salientado pela assessoria do seminário: ” a economia mundial está passando por mudanças extremamente importantes nos últimos anos. Nesse quadro, a China já é a maior economia do mundo. Em 2013, o governo chinês lançou a nova Rota da Seda, trata-se de um projeto de infraestrutura que liga a China à Europa, à África e também à América Latina. É uma grande iniciativa de reestruturação mundial que tem impactos para nossa região“. Para mais informações e confirmar a sua presença, preencha a ficha de inscrição e acesse a página do Ciclo de Seminários de Análise da Conjuntura Mundial no Facebook.

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: