4° Festival de Cinema do BRICS enfatizou a importância de maiores trocas culturais e cooperação no cinema

Crédito: Mariana S. Brites/Revista Intertelas.

Em termos de trocas culturais e maior conhecimento de suas peculiaridades, os países que compõe o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) ainda precisam percorrer um longo caminho. Levando em conta este contexto, em 2016, em Nova Deli, Índia, quando esta presidia o bloco, tem-se a primeira iniciativa de realizar um festival de cinema, reunindo produções e atividades voltadas para o cinema dos membros dos BRICS. Desde a criação do festival, o formato previsto foi o rodízio entre os países-sede. A cada edição do evento, percebe-se que os esforços para promover uma maior aproximação e integração vem sendo ampliados.

 

Contudo, a concorrência em mercados chaves como o de distribuição e exibição mundial, em grande parte dominados por mercados provenientes de Estados Unidos e Europa, fazem com que o cinema dos BRICS esteja limitado a ser assistido por um número menor de pessoas. Um engajamento dos governos, assim como dos demais setores profissionais do audiovisual aos poucos parecem perceber a importância de fornecer mais incentivos financeiros a esta área e aos mercados destes países.

Crédito: Mariana S. Brites/Revista Intertelas.

Na quarta edição do Festival de Cinema do BRICS, realizada no Brasil este ano, o papel das universidades e outros setores de ensino e preservação do cinema ganhou grande destaque e talvez seja o caminho ideal para promover uma aproximação maior e real de países com culturas tão diferentes e que ainda conhecem pouco um do outro. Assista a reportagem a seguir realizada pela Revista Intertelas, para saber mais o que ocorreu durante esta edição do festival e qual as oportunidades e desafios que se apresentam aos países do BRICS nesta área.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: