Bloco Bollywood 2020 vai celebrar os 150 anos de nascimento de Mahatma Gandhi

Crédito: Bloco Bollywood.

O carnaval de rua organizado pela comunidade indiana de São Paulo vai homenagear Mahatma Gandhi, lembrando sua mensagem de paz e não-violência no Bloco Bollywood, que sairá no dia 22 de Fevereiro de 2020 (a data foi transferida do dia 15 para o dia 22 de fevereiro, assim como o horário do desfile), na Rua Augusta, em São Paulo. O bloco desfilará das 11h às 16h, e descerá a Rua Augusta ( a partir da esquina com a Rua Matias Aires) na direção do Centro de São Paulo.

Neste ano a Índia e o mundo celebram os 150 anos de nascimento de Gandhi, conhecido no seu país como o “Pai da Nação”, devido à sua luta pacífica pela independência do império Britânico, que acabou ocorrendo em 1947. “Como um dos objetivos do bloco é apresentar aos brasileiros a cultura indiana, queremos aproveitar esta oportunidade para divulgar a mensagem de Shakti (paz) e Ahimsa (não-violência) de Gandhi”, disse o jornalista indiano Shobhan Saxena, co-fundador do Bloco Bollywood e presidente da Associação dos Indianos no Brasil.

Criado em 2016, o Bloco Bollywood inspira-se na tradição indiana de festas de rua e na musicalidade de Bollywood, a maior indústria cinematográfica do mundo, com seus filmes na língua Hindi, a mais falada da Índia. Este será o quinto ano em que o  Bloco Bollywood desfila pelas ruas da capital paulistana. Em, o bloco homenageou as mulheres do cinema indiano e a expressão ‘Shakti’, palavra em Sânscrito que significa energia feminina. “Nós queremos apresentar ao público brasileiro os melhores aspectos da cultura indiana e encorajar os indianos que residem no Brasil a participar do carnaval. É uma verdadeira fusão das duas culturas,” disse a jornalista Florência Costa, co-fundadora do Bloco Bollywood e autora do livro “Os Indianos” (Editora Contexto).

O Bloco Bollywood conta com o apoio do Centro Cultural Swami Vivekanand, ligado ao Consulado da Índia em São Paulo. Uma das principais mensagens de Gandhi é: “Seja a mudança que você quer ver nos outros”. Em um mundo convulcionado por guerras, conflitos, crise climática e violência, a mensagem é muito relevante, observou Saxena, que vive no Brasil desde 2012.

Em 2019, o Bloco Bollywood organizou dois desfiles: um na Rua Augusta e o outro, no Sesc Interlagos, onde música e dança indianas misturaram-se com cores de um Holi (Festivais das Cores) organizado pelo Sesc, atraindo 5 mil pessoas. “Nós chamamos o evento de Carnaholi. Foi um outro exemplo interessante da mistura das culturas indiana e brasileira”  disse Costa, que viveu na Índia por sete anos e voltou ao Brasil em 2012.    

Desde 2017, o Bloco Bollywood apresentou percussão brasileira (a bateria Cherateria, de alunos da Faculdade de Física da Universidade de São Paulo, a USP), que tocou ritmos indianos e samba. Esta fusão foi apelidada de “sambra”: samba e bhangra, estilo de música folclórica indiana do estado do Punjab, no norte do país. A Cherateria vai se apresentar neste ano com mais de 25  integrantes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As professoras de danças indianas Iara Ananda, do grupo Bollywood Brazil , Gyaneshree Kahare, do Namastê India Group e Dayna Disha Malani, do Feels Like India vão mostrar aos foliões as suas coreografias de diferentes estilos de danças. Como todos os anos, uma das maiores atrações em  2020 são as músicas e danças dos filmes de Bollywood, que são uma fusão de música indiana tradicional com sons pops ocidentais.

A maior atração do Bloco Bollywood é a participação dos integrantes da comunidade indiana, que comparecem vestidos com roupas tradicionais de seu país ou vestidos como seus atores favoritos de Bollywood. Professoras de danças indianas que desfilam no bloco vão oferecer aulas abertas de dança Bollywood e de Bhangra antes do desfile de 15 de Fevereiro.

Um comentário em “Bloco Bollywood 2020 vai celebrar os 150 anos de nascimento de Mahatma Gandhi

Adicione o seu

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: