10 festivais de cinema da Índia que valem uma viagem

Crédito: Beco da Índia.

O país que mais produz filmes no mundo não poderia deixar de ter seus festivais de cinema. A Índia é um dos poucos países do mundo onde Hollywood não tem preponderância sobre as produções nacionais.

Veja aqui uma lista de dez deles:

Crésito: India TV.

Festival Internacional de Cinema da Índia

 É o festival de cinema mais antigo da Ásia e o mais tradicional da Índia, realizado em um lindo resort de Goa, estado indiano conhecido pelas suas belas praias, na Costa Oeste. Começou em 1952, organizado pela Divisão de Filmes do governo indiano.

O objetivo é prover plataformas comuns para os cinemas de todo o mundo. O festival, realizado em novembro de cada ano, exibe uma coleção admirável de filmes de vários países e também da produção independente da Índia. 

Crédito: Mumbai Film Festival.

Festival de Cinema JioMAMI de Mumbai

Este festival inclusivo apresenta o que há de mais recente no cinema independente e de ponta  do país,  além de filmes de gênero, tanto de Bollywood como de Hollywood, e filmes cults internacionais. O festival é organizado pela Academia de Image em Movimento de Mumbai (MAMI, na sigla em inglês) na cidade que sedia uma das maiores industrias de cinema do mundo, Bollywood.   O objetivo é nutrir a paixão pelos filmes.

Crédito: madhyamam

Festival Internacional de Cinema de Kerala

 Trata-se de um festival de primeira linha no estado indiano de Kerala (sul do país), conhecido por abrigar o público mais apaixonado por seus atores e pelo cinema, principalmente os produzidos localmente, mas também os grandes filmes internacionais. Além de longas, apresenta documentários e curtas de ficção indianos e de outros países.

Crédito: piffindia.

Pune International Film Festival

Esta cidade, a quatro horas de carro de Mumbai, no estado de Maharashtra, é sede do Instituto de Cinema e Televisão da Índia. Pune, por isso mesmo, atrai muitos estudantes dessa área, indianos e estrangeiros. A ideia, quando se criou esse festival com sabor acadêmico, e muitas palestras e discussões, foi a de promover uma cultura cinematográfica de alta qualidade em Pune e oferecer aos amantes da sétima arte acesso ao cinema global. O governo de Maharashtra reconheceu o festival como oficial em 2010.

Crédito: Facebook de Osian’s Cinefan Film Festival of Indian, Asian and Arab Cinema

Festival Osian Cinefan de Cinema Asiático e Árabe

 Organizado na capital indiana, Nova Délhi, começou em 1999. É o maior festival de cinema asiático-árabe. Além de exibir filmes, organiza campus de talentos: workshops para aspirantes de diretores.

Crédito: Orissa Diary.

Festival Traga o seu Próprio Filme

 Uma oportunidade de ouro para amadores e cineastas iniciantes, este festival diferente, alternativo e democrático, realizado desde 2004 na cidade de Puri, no estado indiano de Odisha (Nordeste da Índia) permite aos jovens exibir suas produções apenas com o seu comparecimento. O evento não tem programação fixa, prêmios, júri ou qualquer regras restritivas. E ainda há a vantagem de Puri ter praias lindas. Para aproveitar o cenário, os organizadores instalam telas nas praias e as exibições são realizadas após o pôr-do-sol.

Crédito: Short Film Connection.

Festival de Cinema do Terceiro Olho Asiático

Organizado pela Fundação Asiática de Cinema, o festival tem o apoio do governo e exibe filmes de todo o continente, inclusive curtas digitais.  A fundação foi criada em Mumbai no ano de 2002. Seu objetivo era divulgar o cinema asiático e a cultura cinematográfica na Índia.

Crédito: jiffindia.

Festival Internacional de Cinema de Jaipu

Organizado anualmente, em janeiro ou fevereiro na capital do estado do Rajastão, tem o objetivo de incentivar o cinema independente e promover a interação entre cineastas indianos e de várias outras culturas. Foi criado em 2009 e em 2019 recebeu 2.221 filmes de 103 países: 232 obras foram escolhidas para exibição.

Crédito: brahmaputravalleyfilmfestival

Festival de Cinema do Vale do Brahmaputra 

Desde 2013 a cidade de Guwahati, no estado indiano de Assam, no Nordeste, celebra a fraternidade cinematográfica com esse festival. Além de ser uma plataforma para cineastas da região, o festival também oferece workshops interativos e organiza debates com cineastas de todo o mundo. Tornou-se o festival de cinema mais popular da região nordeste da Índia.

Crédito: https://kiff.in/

Festival Internacional de Cinema de Kolkata

Este festival é organizado no estado onde cultura é uma palavra-chave: os habitantes de Bengala Ocidental, do qual a cidade de Kolkata (a antiga Calcutá) é sua capital,  são conhecidos por serem amantes da literatura, do cinema e das artes em geral. Em 2019 foram exibidos 366 filmes.

Fonte: Texto originalmente publicado no Beco da Índia.
Link direto: http://becodaindia.com/10-festivais-de-cinema-da-india-que-valem-uma-viagem/

Equipe Beco da Índia

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: