Bloco Maria do Bairro desfila dia 8 de março

Zeca Brito conduz o Bloco Maria do Bairro. Crédito: Isidoro B. Guggiana.

Responsável pela retomada do carnaval de rua de Porto Alegre, o Bloco Maria do Bairro faz seu desfile no dia 8 de março (domingo), das 16h às 21h, em frente ao Boteco do Paulista (R. Riachuelo, 230), Centro Histórico. A atração que chega a seu 14º ano traz a Banda do Bloco, liderada pelo carnavalesco Zeca Brito, além de convidados especiais que vão animar os foliões da capital. O repertório inclui clássicos do samba e marchinhas de carnaval e temas populares. Todos os eventos têm entrada franca.

Em reconhecimento de seu valor histórico, a Secretaria Municipal de Cultura decidiu incorporar o Bloco Maria do Bairro ao calendário oficial. Nascido na rua Sofia Veloso (Cidade Baixa), palco das apresentações do bloco por mais de uma década, e lar de seus integrantes, o Maria do Bairro desfila este ano no centro da cidade. O samba-enredo leva o título “O Carnaval é a nossa Casa, o Carnaval é a nossa Rua”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Maria do Bairro encontra um novo território este ano para construir sua subjetividade. Nós vamos levar a rua Sofia Veloso por vários cantos de Porto Alegre e lembrar dela sempre como o nosso berço, o espaço onde toda a simbologia e plasticidade do bloco nasceram”, promete. As atrizes Analu Bastos e Daisy Fornari assumem a ala das musas do bloco este ano.

O Bloco Maria do Bairro foi criado em 2007 por um grupo de foliões na rua Sofia Veloso, ávidos pelo retorno dos carnavais de rua. Em 2007 e 2008 foi o único bloco em atividade em Porto Alegre e deu origem, a partir de 2009, a um movimento popular que hoje já ultrapassa 50 blocos de rua por toda a cidade. A iniciativa carnavalesca mobiliza hoje, além de diversos representantes da classe artística da cidade (como cineastas, músicos, atores, artistas visuais, escritores), a comunidade do samba e moradores da Cidade Baixa e do interior do estado que não resistem às velhas marchinhas e ao samba no pé do mais tradicional bloco de rua de Porto Alegre.

Vídeos de edições passadas do Bloco Maria do Bairro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: