Dica Intertelas: documentário produzido por estudantes e professores aborda o combate de Wuhan ao Covid-19

Crédito: https://www.nature.com/ via Getty Imagens.

Lançado no começo de abril, o documentário em curta metragem “Wuhan 2020: como nós combatemos o COVID-19” (em tradução livre), foi produzido pelo Tsingying Film, uma produtora de filmes composta por estudantes e professores da Universidade Tsinghua, com gravações de cidadãos de Wuhan usuários do aplicativo Kuaishou – um “Tiktok” chinês.

O filme acompanha os dois primeiros meses do ano, com a população de Wuhan comprando café-da-manhã e celebrando o Ano Novo, felizes e tranquilas. Até que o número de casos de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus começa a aumentar e a transmissão através do contato pessoal é confirmado, fazendo com que as máscaras cirúrgicas e o álcool em gel sumissem das prateleiras das farmácias e sentimentos de medo, desesperança e desolação se aflorassem.

A solidão dos cidadãos do epicentro da então epidemia é vista em imagens da província em confinamento, com as ruas completamente desertas. Mas isso começa a se transformar num sentimento de coletividade quando o governo começa a construir o Hospital de Huoshenshan, a enviar mantimentos e equipamentos para a região e a incentivar a população a enviar mensagens de voz e fazer chamadas de vídeo com seus amigos e familiares, pra demonstrar que isolamento social não deve significar distanciamento emocional.

O curta termina homenageando o médico Li Wenliang e a população de Wuhan com uma adaptação de um trecho de um poema do famoso poeta da dinastia Song, Su Shi, que originalmente diz: “Que todos nós sejamos abençoados com a longevidade / Embora a milhares de milhas de distância, ainda somos capazes de compartilhar a beleza da lua juntos.” nos trazendo a mensagem de que a amizade e o companheirismo não possui barreiras.

Esta semana a província não registrou nenhum novo caso confirmado ou suspeito de COVID-19 e nenhuma morte confirmada ou suspeita de ter sido causada pela doença. Na quarta-feira, a Torre do Grou Amarelo, importante marco de Wuhan, foi reaberta 98 dias após o fechamento.

Fontes: Texto originalmente publicado no site do MidiÁsia e Coletivo LGBT Comunista SP.
Links direto: https://www.midiasia.com.br/documentario-aborda-o-combate-de-wuhan-ao-covid-19/ /https://www.facebook.com/LGBTComunistaSP/

Veja o curta documentário na integra neste link abaixo

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: