Projeto “Povos do BRICS: dedicado aos heróis da guerra” ganha destaque na revista “International Affairs”

Crédito: Twitter Fabiano Mielniczuk.

O projeto histórico e literário “Povos do BRICS.: dedicado a heróis de guerra!” teve menção especial da revista “International Affairs”, publicação do Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússia. Fundada em 1922 como semanal do Comissariado Popular das Relações Exteriores da URSS e restabelecida como uma edição mensal em 1954, a “International Affairs” é dedicada às prioridades da Rússia no BRICS e também cobre uma ampla gama de assuntos em política internacional, diplomacia, economia, finanças, cultura, cooperação humanitária e segurança global. O ministro das relações exteriores da Federação da Rússia Sergei Lavrov preside o Conselho de Assuntos Internacionais. A.G. Oganesyan, comentarista de política internacional e consultor do Ministro de Relações Exteriores da Federação Russa, é o editor-chefe da revista.

Durante a comemoração do 75º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945 e na Segunda Guerra Mundial, durante o ano da presidência russa do BRICS, a Organização Pública Regional “BRICS: Mundo das Tradições”, localizada em Moscou, Rússia, presidida por Liudmila Sekatcheva, e a União Internacional das Associações Públicas“ Comitê Público de Veteranos de Guerra ”, em Moscou, na Rússia, implementaram o projeto que visa resgatar a participação histórica dos países do BRICS, na luta conjunta mundial pela derrota do nazi-fascismo.

Clique na foto para ler a versão eletrônica da revista em inglês. Crédito: Facebook Vinícius Ramos.

Segundo a BRICS: Mundo das Tradições: “o objetivo é que as publicações participantes façam parte de uma plataforma educacional, com a qual as cinco nações contarão ao mundo informações historicamente verdadeiras sobre os representantes de seus países e outros Estados que salvaram o mundo do Fascismo e do Nazismo”. O livro “A Grande Guerra Patriótica dos Soviéticos”, lançado pela editora Multifoco, integra o projeto e, por isso, também recebeu menção na publicação.

Organizado por Francisco Carlos Teixeira (pós-doutor pela Universidade Técnica de Berlin e ex-docente titular de história moderna e contemporânea da Universidade do Brasil /Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), João Claudio Platenik Pitillo (especialista em Segunda Guerra Mundial, professor de história formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutorando em história social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)) e Ricardo Quiroga Vinhas (graduado em engenharia química pela UFRJ, em direito pela UERJ e pesquisador da Segunda Guerra Mundial, com ênfase na participação soviética) busca também preencher a lacuna existente na bibliografia brasileira sobre a participação da União Soviética na guerra . A Revista Intertelas é parceira da BRICS: Mundo das Tradições e dos projetos que a organização promove, no intuito de fortalecer as relações entre os países do BRICS.

Assista também o documentário “Stalingrado Desconhecido”, produzido pela TV BRICS sobre a participação destes cinco países na Segunda Guerra Mundial (legendas em inglês)

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: