Bogatyrs: os heróis da mitologia eslava

 
Pintura dos três bogatyres: Ilia Muromets, Dobrinia Nikititch e Aliocha Popovitch (1881-1898). Crédito: Viktor Vasnetsov.

Conhecidos por sua bravura, honra e perseverança, os Bogatyrs (Богатыри) foram guerreiros da mitologia eslava extremamente presentes nos contos e fábulas russas (bylinɨ). Lutando contra invasores e enfrentando criaturas mágicas do folclore leste-europeu, um bogatyr viajava pelas terras do leste em busca de grandes feitos. Muitos historiadores e pesquisadores dizem que tais guerreiros medievais realmente existiram, mesmo diante de controvérsias.

Dentre os mais famosos bogatyrs, destaca-se Ilya Muromets Sikorsky, ou simplesmente Ilya de Murom. De acordo com as lendas, Muromets era filho de um pequeno fazendeiro, tendo nascido na histórica cidade de Murom, no oblast’ de Vladimir. Sofrendo de uma grave doença em sua juventude que o impedia de andar, Ilya passou parte de sua vida rastejando-se pelas ruas e plantações de sua cidade, sendo visto como um simples e fraco aleijado.

Aos 33 anos de idade, Ilya, inesperadamente, encontra-se com dois peregrinos que passavam pela região. Diante de seu sofrimento e acreditando no potencial do rapaz, os dois viajantes concedem-no os poderes divinos de um já falecido bogatyr, chamado Svyatogor, com uma condição: Muromets deveria libertar a cidade de Kiev das mãos de Idolishche Poganoye (Идолище Поганое), ou também conhecido como Nyekhrist, um monstruoso soldado pagão de forças inimagináveis. O recém recuperado guerreiro aceita a missão.

No caminho para Kiev, Muromets chega à cidade de Chernigov, a qual estava sendo invadida pelos exércitos Polovtsɨ (nômades de origem turca). Sozinho, o bravo guerreiro destrói todas as tropas inimigas, realizando seu primeiro feito heroico.

Seguindo viagem pelas florestas da região de Bryansk, o herói encontra-se com a mística criatura, meio homem, meio pássaro, Solovey-Razboynik (Солове́й-Разбойник). Tal criatura, famosa pelas lendas locais, assassinava todo e qualquer viajante que por suas florestas passava. Em uma árdua batalha, Muromets derrota o monstro, seguindo rumo à cidade de Kiev.

A chegada em Kiev finalmente acontece. Muromets rapidamente entra em confronto contra o terrível Nyekhrist em um batalha mortal. Soldados possuídos e forças das trevas atacam o herói, mas nada consegue impedi-lo. Ao final, após um sangrento combate, Nyekhrist é derrotado, desaparecendo pela névoa escura que propagava.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assim como Muromets, os bogatyrs Dobrynya Nikititch e Alyosha Popovitch apresentam um grandioso histórico de fábulas disseminadas por todo o leste europeu. Vale ressaltar também que, no decorrer da história, heroínas eslavas (bogatyrshkas/polyenitsas) foram extremamente presentes, como Nastasya KorolevitchnaVasilisa Mikulishna e Marya Morevna.

Fonte: Texto originalmente publicado no site Organização dos Jovens Compatriotas Russos no Brasil.
Link direto: https://ojcrb.wordpress.com/2020/06/28/bogatyrs-os-herois-da-mitologia-eslava/

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: