Festival Internacional de Cinema de Arquitetura 2020 recebe inscrições até 06 de setembro

Crédito: Archcine.

O Festival Internacional de Cinema de Arquitetura (ARCHcine 2020) recebe até o dia 06 de setembro, domingo, as inscrições para sua 5ª edição. Serão aceitas obras produzidas em qualquer suporte, gênero ou formato, sem restrição quanto ao ano de realização. O ARCHcine 2020 contará com uma Mostra Competitiva Internacional, além de mostras fora de competição. O festival será realizado em novembro. Para ler o regulamento e participar do evento, acesse o site Archcine (clique no link para ver a ficha de inscrição).

Partindo para sua quinta edição consecutiva, o ARCHcine já apresentou mais de 100 filmes do Brasil e do exterior, consolidando-se como uma importante plataforma de difusão audiovisual sobre arquitetura e urbanismo no país. Além de sua realização permanente no Rio de Janeiro, o festival já teve edições realizadas em São Paulo e em Brasília, nos anos de 2019 e 2018, respectivamente.

Pioneiro no Brasil na abordagem da arquitetura e do urbanismo através do cinema, o ARCHcine apresenta anualmente a mais recente safra de filmes sobre o tema. São destacadas produções com temáticas sobre arquitetura, urbanismo e seus mais diversos atravessamentos, como a formação das cidades, mobilidade, ocupação de territórios, patrimônio material e imaterial, movimentos paisagísticos, dentre outros.

O curta “Interrogação (ou Psicopata Legalizado)” participou da edição 2019 do Archcine

O ARCHcine mantém parcerias internacionais, com o Arquiteturas Film Festival Lisboa e com o movimento Filmessay (Itália), além da parceria nacional do Move Cine Arte. Tais parceiros garantem anualmente a presença de grandes filmes no ARCHcine, além de fomentar o diálogo entre produtores e realizadores. Em 2020, ocorrerá ainda a segunda edição do Prêmio Arquiteturas, que garante a seleção do Melhor Curta Brasileiro na avaliação do festival português para sua próxima edição, em 2021.

O 5º ARCHcine é chancelado como parte integrante da programação oficial que celebra o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura, concedido à cidade do Rio de Janeiro pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com a União Internacional de Arquitetos (UIA). O festival é associado ao Fórum Nacional dos Organizadores de Eventos Audiovisuais Brasileiros – Fórum dos Festivais e conta com o apoio institucional do Instituto de Arquitetos do Brasil-IAB/RJ e da Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). O ARCHcine é uma realização do Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais (IBEFEST).

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: