I Jornada Afroasiática de História da UNIFESP promove CineDebate com o filme de terror japonês “Kairo”

Cena de “Kairo” (2001), de Kiyoshi Kurosawa. Crédito: http://horrorfilms101.blogspot.com/

No dia 10 de dezembro, durante a programação, gratuita e online, da I Jornada Afroasiática de História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), das 19h às 20h30, será realizado um CineDebate sobre o filme de terror japonês “Kairo” (2001), de Kiyoshi Kurosawa, com a professora e pesquisadora Marina de Jesus Amaral Spíndola. Segundo ela, a escolha desta obra deu-se, principalmente em razão de sua temática bem contemporânea. “Não é um terror da zona rural, mas citadina. ‘Kairo’ abarca as duras relações interpessoais japonesas, além de apresentar como a tecnologia jamais poderá suprimir os anseios pessoais dos indivíduos. Isso colabora com uma espécie de reflexão sobre o nosso próprio momento histórico e contexto global, dada a pandemia“, explica.

Clique no folder para acessar o site da jornada e fazer sua inscrição. Crédito: I Jornada Afroasiática de História Unifesp.

Spíndola é licenciada em história pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e mestranda em história cultural na Universidade Federal de São Paulo. Participa do Laboratório de Estudos Orientais e Asiáticos (UNIFESP), do Grupo de Estudos Arte Japonesa (UNIFESP) e do Laboratório de Pesquisa sobre Culturas Orientais (UEL). Dentre seus temas principais de pesquisa estão: cinema japonês, rituais e pós-guerra, além de ter interesse em sistema tradicional familiar do Japão (sistema ie) e pela tradição cultural nipônica.

A I Jornada Afroasiática de História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), conforme informado, surge como uma proposta de colocar em pauta temáticas relacionadas às áreas de História da África e História da Ásia, compreendendo que estas são frequentemente marginalizadas nos currículos acadêmicos, mesmo que sendo de grande relevância para o campo intelectual do sul global. O evento é fundado com a esperança de continuidade nos anos que se seguem, a fim de ampliar e somar com as discussões do campo afroasiático e suas diásporas. Siga a programação do evento e faça sua inscrição pelo site da I Jornada Afroasiática de História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: