ONU e Agência Lupa lançam websérie para desmentir informações falsas sobre a COVID-19

Crédito: Agência Lupa.

A Lupa, primeira agência de fact-checking do Brasil, uniu-se às Organização das Nações Unidas (ONU) em uma iniciativa em prol do compartilhamento de informações precisas sobre a COVID-19 com uma abordagem que atrai o interesse dos mais diferentes públicos: o humor. A campanha PAUSE, ação global da ONU que combate a desinformação sobre o novo coronavírus, lançou, no dia 8 de dezembro, a websérie #SÓQUENÃO, que contará ainda com outros três episódios lançados nos dias 15, 22 e 29. Com o intuito de desmentir informações falsas compartilhadas ao longo da pandemia, a série de quatro episódios é comandada pelo ator Hamiltinho (“Estranha Mente” – Multishow ,  “Ana vitoria – O filme”,  “Tropicalinha – Caetano e Gil para crianças” e “O Jeitinho Carioca”) e terá participação especial de Rafael Infante (“Porta dos Fundos”, “Vai Que Cola”, “Divã A 2”, “Bom Sucesso”) em três episódios.

Na série, os humoristas vão levar informações corretas sobre o vírus e derrubar mitos que circulam desde o início da pandemia como, por exemplo, a versão de que a máscara aumenta a taxa de dióxido de carbono e altera a flora oral. Eles também vão explicar que as vacinas não geram seres humanos geneticamente modificados, nem permitem controle externo através de microchip, e vão mostrar que chá de limão, alho e jambu não tem eficácia na cura da COVID-19. Respeitando as medidas de segurança, os episódios foram gravados de maneira remota e estarão disponíveis nas redes sociais da Agência Lupa e da ONU Brasil.

Parte da iniciativa Verificado, que visa disseminar informações confiáveis sobre o novo coronavírus, PAUSE é uma campanha que propõe uma mudança de comportamento e novo uso das redes sociais no combate ao crescente impacto da desinformação. Usuários de redes sociais têm sido incentivados a fazer uma pausa antes de compartilhar qualquer informação online, sob as hashtags #PrometoPausar e #PenseAntesDeCompartilhar.

A campanha ganha o reforço da Agência Lupa, que chega ao projeto com o mesmo propósito: corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos. A websérie #SÓQUENÃO foi o formato escolhido tanto por Lupa quanto pela ONU para levar ao público sua preocupação com a divulgação de notícias e dados precisos, especialmente, durante uma pandemia. O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Rio de Janeiro (UNIC RIO) em nome das Nações Unidas, conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.

Veja o primeiro episódio já lançado

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: