
O Vietnã começará amanhã a primeira fase de testes clínicos de sua própria vacina contra a Covid-19, confirmaram hoje autoridades do Ministério da Saúde. Avaliaremos a segurança do imunizador em seres humanos, serão 60 voluntários, segundo Nguyen Ngo Quang, vice-diretor de Administração de Ciência e Tecnologia do portfólio.
Nessa fase, explicou, a intenção é determinar a dose ideal. Será na segunda e na terceira quando avaliaremos sua imunogenicidade em um maior número de pessoas. “Divididos em três grupos de 20, os voluntários receberão doses de 25, 50 e 75 microgramas, e aos 28 dias, em quantidades iguais, sempre sob rigorosos exames médicos para determinação de sua reação. Se a vacina não se provar segura, interromperemos os testes“, frisou Quang.
“Se tudo correr bem, no final de fevereiro concluiremos as fases um e dois e realizaremos a terceira com muito mais participantes. Em caso de resultados positivos, antes do final do ano a vacina será massivamente distribuída“, concluiu. A vacina foi desenvolvida pela Nanogen Pharmaceutical, uma das quatro empresas que atualmente pesquisam sobre o Coronavírus. A Universidade de Medicina Militar também intervirá no seu pedido.
O Vietnã acredita que a solução para a situação epidemiológica e o retorno à normalidade só podem ser alcançados com uma vacina eficaz contra a Covid-19, e uma produção capaz de garanti-la para sua população de 97 milhões de habitantes. O Vietnã é um dos 38 países que possuem um sistema de gestão da qualidade das vacinas que atende aos padrões da Organização Mundial da Saúde.
Fonte: texto originalmente publicado no site Cuba Debate e do Cotidiano.
Link direto: https://www.cotidiano.org/vietna-trabalha-em-vacina-propria-contra-a-covid-19/
Deixe seu comentário