
Amanhã, quarta-feira, 17 de março de 2021, às 14h30, ocorre a última apresentação virtual gratuita do espetáculo infanto-juvenil “As Clássicas”, da Cia. Teatral Circo Delas – grupo de São Paulo formado por mulheres. A transmissão será aberta ao grande público e ao vivo, via o canal da companhia no Youtube. Paralelamente, ocorrem exibições simultâneas, em parcerias com abrigos de crianças, adolescentes vítimas de maus-tratos e violência doméstica, além de escolas e espaços de acolhimento de crianças imigrantes.
Em “As Clássicas”, Carmela e Federica são duas palhaças amigas que dormem em meio a caixas de papelão nas ruas da cidade grande e passam por situações inusitadas para manter a amizade e conseguir sobreviver. Unindo números autorais e cenas clássicas da palhaçaria, a montagem traça uma narrativa divertida e poética sobre as dificuldades de sobrevivência das pessoas em situação de rua e sua invisibilidade nos centros urbanos, buscando inspirar novas visões e um olhar mais empático em relação aos indivíduos que vivem à margem da sociedade.
“Muitas pessoas desconhecem a realidade e a complexidade do universo da população em situação de rua. Queremos com esse projeto estimular a sensibilização de crianças, adolescentes e seus responsáveis para que possamos olhar com mais humanidade para as pessoas que passaram por situações geradas pela desigualdade social e que as levaram a viver na rua. Voltar a enxergar essas pessoas como cidadãs da cidade, com direitos e histórias, como qualquer outra, pode ajudar a repensar a forma como nos organizamos como sociedade para lidar com essa questão”, comenta a Cia. Teatral Circo Delas (confira a página da companhia no Facebook). Após a apresentação haverá um bate-papo e interação com cada um dos espaços participantes, entre eles: Colégio Primo Tapia – São Paulo (SP), Lar Casa Bela – Sorocaba (SP) e Casa Vó Benedita – Santos (SP).

“O projeto como um todo faz uso da empatia e estimula o pensamento crítico no público infanto-juvenil, além de valorizar o protagonismo feminino nas artes cênicas, já que a nossa companhia teatral é formada por artistas mulheres. E com esse formato online queremos contribuir com a ampliação do público teatro, expandindo a nossa área de atuação para outras cidades e estados que não tiveram acesso às apresentações presenciais de ‘As Clássicas’“, finaliza o grupo. Esta ação faz parte do projeto “Temporada Online As Clássicas”, contemplado no edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc nº 38/2020 – Produção e Temporada de Espetáculo Infanto-juvenil com apresentação online, viabilizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial de Cultura, e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Deixe seu comentário