
Realizada em formato virtual, a quinta edição do Festival de Roteiro Audiovisual (Rota) exibe gratuitamente 15 filmes de várias regiões do Brasil na mostra de curtas-metragens até 21 de março. O público de casa poderá participar elegendo seus favoritos no site do Festival Rota. Os roteiristas vencedores da votação popular (aberta até domingo, às 18h) e da avaliação do Júri Oficial serão conhecidos na cerimônia de premiação que encerra o evento, no domingo, às 20h.
A plateia virtual também opina sobre os pitchings dos 10 finalistas do laboratório de projetos de série. As apresentações têm transmissão pelo Facebook, no dia 21 de março, domingo, a partir das 14h30. Haverá premiação no valor de R$ 1 mil para cada vencedor eleito pelo Júri Oficial no concurso (Melhor Roteiro), na mostra (Melhor Roteiro de Ficção e Melhor Roteiro de Documentário) e no laboratório (Melhor Pitching).
Além da mostra, o ROTA promove outras atividades voltadas para roteiristas, como o o concurso de roteiros de curta-metragem, o encontro de negócios e o seminário, com debates, palestras e masterclasses sobre mercado e o dia a dia da profissão, transmitidos pela plataforma Zoom. Este ano, o evento é totalmente gratuito já que o festival foi contemplado em edital da Lei Aldir Blanc, que estabelece ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante a pandemia. Confira mais na programação do evento.
Idealizado em 2017 por Gabriela Liuzzi Dalmasso, Carla Perozzo e Evandro Melo, o ROTA vem se consagrando como um espaço de congregação entre profissionais e o mercado audiovisual. Nesses cinco anos dedicados à valorização da profissão de roteirista, o interesse pelo festival vem aumentando significativamente: o número de inscritos saltou de quase 200 em 2017 para 1.737 nesta edição (com exceção do seminário), um recorde em todas as linhas de ação do evento.
ROGRAMAÇÃO DE CURTAS DO V ROTA:
Ficção
FISICAMENTE – Gust Arruda Lins (São Paulo/SP)
FOME – Manda Raamos (Goiânia/GO)
MENINA SETA – Camila Tarifa (Franco da Rocha/SP)
MIRAGEM – Bruna Guido, Clara Farias e Vitor Celso (Recife/PE)
NEGUINHO – Marçal Vianna (Nova Iguaçu/RJ)
RITUAL DE BELEZA – Fabio Salvador (São Paulo/SP)
SANTONINO – Juliane Arguello, Gabriela Neves, André Madrini (São Paulo/SP)
Documentário
À BEIRA DO PLANETA MAINHA SOPROU A GENTE – Bruna Barros e Bruna Castro (Salvador/BA)
A PRIMEIRA LUZ DO DIA – Felipe Vignoli e Ieda Lagos (Belo Horizonte/MG)
ENTREGADORES – Vinicius Ribeiro e Lucas Novello (Rio de Janeiro/RJ)
ERA UMA VEZ EM SÃO PAULO – Izah Neiva (Guarulhos/SP)
GRUPO DE RISCO – Emanuelle Rosa (Rio de Janeiro/RJ)
INSPIRAÇÕES – Ariany de Souza (Rio de Janeiro/RJ)
MAIS QUE UM CORPO – Ana Squilanti (Indaiatuba/SP)
QUARTA: DIA DE JOGO – Clara Henriques, Erick Cindra e Luiza França (Rio de Janeiro/RJ)
Deixe seu comentário