
A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a Autoridade Reguladora Nacional (NRA) do Vietnã na regulamentação de vacinas no nível de maturidade 3 em uma escala de classificação de quatro níveis. O ranking foi baseado na WHO Global Benchmarking Tool (GBT – Ferramenta de avaliação global da OMS), que utiliza diferentes funções e critérios para garantir a qualidade, segurança e eficácia das vacinas no mercado.
De acordo com o GBT, o nível de maturidade sobe de um para quatro: o nível 1 indica um sistema regulatório nacional em sua infância; o nível 2 indica um sistema em desenvolvimento com funções gerenciais essenciais; nível 3 um sistema estável, eficaz e sincronizado; e o nível 4, um sistema que trabalha com a mais alta eficiência e está em desenvolvimento contínuo.
Kidong Park, representante da OMS no Vietnã, disse que a classificação reflete a cooperação efetiva e constante entre o governo vietnamita e a OMS no acesso a vacinas seguras, eficazes e econômicas. Sob seu programa nacional de imunização, o Vietnã conseguiu produzir 11 tipos de vacinas contra tantas doenças: tuberculose, difteria, coqueluche, tétano, hepatite B, encefalite japonesa, cólera, febre tifóide, sarampo, rubéola e poliomielite. Também produziu vacinas contra a gripe sazonal, o vírus H5N1 e o rotavírus.
O país está desenvolvendo quatro vacinas Covid-19: uma da Nanogen Pharmaceutical Biotechnology JSC; outro pelo Instituto de Vacinas e Biológicos Médicos; outro pela Vaccine and Biological Production Company No. 1; e a quarta pelo Centro de Pesquisa e Produção de Vacinas e Biológicos. Dois deles estão agora passando por testes em humanos. O país pretende garantir 150 milhões de doses para vacinar 70 por cento de sua população.
Fonte: Texto originalmente publicado em inglês no site do VN Express International.
Link direto: https://e.vnexpress.net/news/news/vietnam-vaccine-regulatory-system-gets-high-who-ranking-4260201.html?fbclid=IwAR1eqU6nTTxLTspvpltMdBBpN7VY9_sZbUbli6EpGCHUaZrDzd7J-1sWfpU
Phan Anh
Articulista do VN Express International
Tradução do inglês para o português: Alessandra Scangarelli Brites
Deixe seu comentário