A Rússia celebra o Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial com o tradicional grande desfile militar em Moscou (VÍDEO COMPLETO)

Desfile do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial em Moscou, Rússia, 9 de maio de 2021. Crédito: Evgeny Biyatov / Sputnik.

O desfile militar anual foi realizado na icônica Praça Vermelha de Moscou, enquanto a Rússia celebra a vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial costuma ser chamada de Grande Guerra Patriótica na Rússia, e 9 de maio é um dos feriados mais reverenciados do país.

Mais de 12.000 soldados uniformizados, policiais militares, guardas nacionais e cadetes marcharam pela Praça Vermelha no domingo, pouco depois de um momento de silêncio em homenagem aos milhões de mortos na guerra. O número de participantes foi ligeiramente reduzido em comparação com o ano passado, quando a Rússia marcou o 75º aniversário da derrota da Alemanha nazista e seus aliados.

A vitória na Segunda Guerra Mundial desempenhou um “papel histórico colossal para o destino de todo o mundo”, disse o presidente russo, Vladimir Putin, em seu discurso. “Sempre lembraremos que foi o povo soviético que fez esse grande ato de bravura”, disse Putin. Ele observou que a unidade e a coragem dos cidadãos soviéticos finalmente os levaram a “realizar o que se pensava ser impossível – derrotar um inimigo impiedoso … e derrotar inequivocamente o nazismo“.

Um dos elementos tradicionais do desfile é a Bandeira da Vitória – a icônica bandeira vermelha que foi hasteada pelos soldados do Exército Vermelho soviético no prédio do Reichstag em Berlim em 1º de maio de 1945. O público também viu os lendários tanques soviéticos T-34/85 que lutaram contra as tropas alemãs da Wehrmacht.

Mais de 190 peças de equipamento militar passaram pela Praça Vermelha, incluindo os mais novos tanques de batalha principais T90M Proryv e T-14 Armata, veículos de combate de infantaria com lagartas Kurganets-25 e veículos blindados anfíbios Boomerang. Os militares também apresentaram Uran-9 “tanques-robô” – máquinas de combate terrestre de controle remoto usadas na Síria.

Veículos blindados Typhoon-PVO participaram do desfile pela primeira vez. Eles são feitos sob medida para transportar unidades antiaéreas e armados com uma poderosa metralhadora para repelir ataques terrestres e aéreos. Outras armas de última geração mostradas durante o desfile incluem os sistemas de mísseis balísticos de curto alcance Iskander-M, que têm um alcance de até 500 km (310 milhas) e podem atingir alvos com grande precisão. Os sistemas de mísseis de defesa aérea S-400 também chegaram à Praça Vermelha. Eles podem atacar alvos aéreos em um alcance de até 400 km e mísseis balísticos a até 60 km de distância.

Fonte: Texto originalmente publicado em inglês no site do Russia Today.
Link direto: https://www.rt.com/russia/523303-russia-victory-parade-2021/

Tradução do inglês para o português: Alessandra Scangarelli Brites, editora da Revista Intertelas

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: