Cineasta Zeca Brito recebe prêmio nos EUA com o filme “Legalidade”

Leonardo Machado. Crédito: Joba Migliorin.

O diretor bageense Zeca Brito recebeu o prêmio maior da 11ª edição da MOSTRA: Brazilian Film Series em Chicago, Estados Unidos. O troféu contempla o cineasta por sua carreira e o filme “Legalidade”, exibido online durante o evento. A MOSTRA é considerado o maior festival de cinema brasileiro do centro-oeste dos EUA. O longa que narra a campanha de Brizola em defesa da democracia após a renúncia de Jânio Quadros em 1961 está disponível em diversas plataformas de streaming do Brasil, entre elas iTunes, Google Play e Telecine Play.

A diretora e fundadora do festival Ariani Friedl destaca as razões da premiação: “A curadoria valoriza diretores com consciência social e uma carreira distinta e este é o caso do Zeca“. Segundo ela, a mostra é um evento educacional que apresenta temas como cultura, arte e política. “O filme é maravilhoso e aqui foi muito bem recebido. Muitos aqui tomaram conhecimento desta parte da História brasileira através do filme“, conclui. Com realização da Partners of the Americas, a MOSTRA tem entre seus apoiadores a University of Chicago e a Loyola University.

Sucesso de público no Brasil, “Legalidade” teve sua première mundial no Chicago Latino Film Festival em 2019. Foi exibido no 47º Festival de Gramado e recebeu diversos prêmios no 42º Festival Guarnicê de Cinema e 14º Encontro Nacional de Cinema dos Sertões, incluindo melhor direção em ambos. “Legalidade” tem produção da Prana Filmes, com distribuição da Boulevard Filmes. No elenco estão Cleo Pires, Letícia Sabatella, Leonardo Machado (1976-2018), Sapiran Brito e Juliana Wolkmer.

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Revista Intertelas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading