Diário das Fontes: 76º aniversário da vitória soviética sobre o nazismo

Crédito: https://rgazeta.by/

Desde o início das suas atividades, a Revista Intertelas aborda o essencial tema da Segunda Guerra Mundial, a partir de estudos realizados no Brasil e que visam trazer outras perspectivas  sobre este evento histórico. A grande influência de setores acadêmicos e intelectuais provenientes dos Estados Unidos e Europa ocidental sobre a estrutura de pesquisa e ensino brasileira não deixou grande espaço para que fontes de outros países e regiões do mundo tivessem as suas versões dos fatos contadas à sociedade brasileira. Com a Segunda Guerra Mundial não foi diferente. Aprende-se nas escolas e universidades brasileiras que o ocidente foi o responsável pela derrocada nazista.

Hoje, no 76º Aniversário da Vitória Soviética sobre o Nazismo, fazemos uma rápida retrospectiva de alguns artigos, entrevistas e vídeos sobre o tema que foram publicados, visando expandir o conhecimento no Brasil da Grande Guerra Patriótica, como a União Soviética e, atualmente, a Rússia e outros países da Eurásia denominam sua atuação na Segunda Guerra Mundial. Confira abaixo. 

Por Vinícius Ramos – Colunista da Intertelas

Graduado, mestre e doutor em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do Integralismo e da II Guerra Mundial. Autor do livro “Páginas verdes de uma imprensa marrom”.

Artigo – Amizade libertadora: a aliança entre chineses e soviéticos na Segunda Guerra Mundial
Artigo – Smolensk: fantasia e realidade na frente leste da II Guerra Mundial 
Artigo – O órgão de Stalin: lançadores de foguete “Katyusha” e a revolução na artilharia
Artigo – É possível amar na guerra? O caso de Maria Faustova e Aleksandr Voronov 

Por João Claudio Platenik Pitillo – Colunista da Intertelas

Professor de História (UERJ) e pesquisador, mestre em História Comparada  (UFRJ), doutor em História Social (UNIRIO) e membro do NUCLEAS-UERJ (Núcleo de Estudos das Américas). Especialista em Segunda Guerra Mundial. Foco de análise e atuação: processos revolucionários latino-americanos do século XX a partir do conceito de “Nacionalismo Revolucionário”; “Terrorismo Global” e o surgimento do “Novo Califado”; o Exército Vermelho e a importância da Frente Leste para o contexto geral da Guerra.

Artigo – Omissões e “esquecimentos” do ocidente
Artigo – Stalingrado, a Cidade de Aço

Por Alessandra Scangarelli Brites – Editora da Revista Intertelas

Jornalista (PUCRS), escritora, tradutora e pesquisadora vinculada ao MidiÁsia (Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática e Contemporânea da Universidade Federal Fluminense) e ao Grupo de Estudos 9 de Maio (que se concentra na pesquisa do papel da União Soviética na Segunda Guerra Mundial). Especialista em Política Internacional (PUCRS) e Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais (UFRGS).

Reportagem – “A Grande Guerra Patriótica dos Soviéticos” resgata a participação da URSS na Segunda Guerra Mundial
Reportagem – “A Grande Guerra Patriótica dos Soviéticos”: autores do livro comentam algumas batalhas decisivas para a derrota nazista
Resenha – “Uma mulher alta”: o retorno à vida após sobreviver a tormenta de uma guerra genocida
Resenha – O Holocausto soviético e a Besta nazista em “Vá e Veja” de Elem Klimov
Entrevista – Bruxas da Noite: as aviadoras soviéticas que derrotaram o Nazismo

Reportagem, debates e entrevista

 

 

Deixe seu comentário

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: