Nesta quinta, NEEGI da Unila realiza debate “Tendências estratégicas: América do Sul e o novo tabuleiro geopolítico”

Crédito: StarFlames/PixaBay

Nesta quinta-feira, 1 de julho, às 19h, o Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional (NEEGI) da Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA) realiza o debate “Tendências estratégicas: América do Sul no novo tabuleiro geopolítico”. O evento será transmitido pelo canal YouTube do NEEGI, ao vivo. Participam da iniciativa o cientista político, professor, pesquisador e diretor do Centro de Estudios Suramericanos (Argentina) e “Dossier Geopolítico” Carlos Pereyra Méle e o professor de relações internacionais e integração no Programa de Pós Graduação em Integração Contemporânea na América Latina da UNILA Lucas Kerr Oliveira.

Crédito: Neegi.

Na atualidade a América do Latina, e o continente sul-americano em especial, sofrem as consequências das múltiplas crises – política, sanitária, econômica, social – que assolam a região. Esses desafios, apresentam elementos típicos das estruturas de poder e hierarquia do sistema internacional, que moldaram o padrão histórico de inserção internacional da região, mas também da conjuntura atual, marcada pelo aprofundamento da polarização política e geopolítica.

Especificamente, a partir de uma perspectiva sul-americana, este debate pretende discutir as tensões geopolíticas e disputas estratégicas envolvendo as nações sul-americanas, considerando as perspectivas para a Estratégia de Integração Regional e Desenvolvimento, e os desafios pertinentes ao aprofundamento da competição geopolítica internacional entre as grandes potências por áreas de influência e hegemonia“, afirma Kerr.

Assista abaixo

 

Deixe seu comentário

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: